Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Coronel Carnevale é o novo Diretor do CLA
Início do conteúdo da página

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou na manhã desta sexta-feira (07/12) a Cerimônia Militar de Passagem de Direção do Centro. Na solenidade, o Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti foi substituído pelo Coronel Aviador Marco Antônio Carnevale Coelho no cargo de Diretor do CLA. O Vice-Governador do Maranhão, Carlos Brandão e outras autoridades dos três poderes nas esferas federal, estadual e municipal compareceram à solenidade que foi presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Major-Brigadeiro-do-Ar Hudson Costa Potiguara.   

 

A solenidade foi iniciada com a entrega do Distintivo de Organização Militar (DOM) do CLA ao Coronel Carnevale e o descerramento da foto do Brigadeiro Luciano na galeria de Ex-Diretores, ambos no Salão Nobre do Centro. No Pátio do Centro Técnico, a tropa composta pelos efetivos do CLA, do Grupamento de Apoio de Alcântara (GAP-AK) e do Esquadrão de Saúde de Alcântara (ES-AK), organizações da Força Aérea Brasileira (FAB) que compõem a Guarnição de Aeronáutica de Alcântara (GUARNAE-AK), participaram da solenidade militar.

 

Nas palavras de despedida do Diretor Substituído, além de destacar os feitos dos dois anos de gestão a frente do CLA, o Brigadeiro Luciano traçou as expectativas futuras do Programa Espacial Brasileiro em proveito da comunidade local.

 

“Uma nova perspectiva de desenvolvimento para o setor espacial no Brasil é buscada, especialmente para a região de Alcântara e de São Luís, onde se espera uma dinamização nas atividades de lançamentos comerciais no CLA, com os consequentes benefícios sociais para a população local, tais como o aumento na geração de empregos diretos e indiretos, o aumento da receita oriunda da coleta de impostos pelo Estado e municípios, dentre outros benefícios”, mencionou o agora Ex-Diretor do CLA.

 

Ainda na cerimônia, após a transmissão de cargo entre os Diretores Substituído e Substituto, ambos passaram em revista à tropa da GUARNAE-AK. Além de Diretor do CLA, o Coronel Carnevale passa a ser o Comandante da referida Guarnição que além do CLA, do GAP-AK e do ES-AK, abrange o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de São Luís (DTCEA-SL). Na sequência, se apresentaram ao Diretor-Geral do DCTA por haverem entregue e assumido a Direção do Centro. Ao término, a tropa formada desfilou em continênciaao novo Diretor do CLA.

 

"O domínio do espaço é um objetivo estratégico primordial para qualquer nação que almeje independência tecnológica e soberania sobre seu território", apontou o Major-Brigadeiro-do-Ar Potiguara em suas palavras proferidas durante a cerimônia ao mencionar o contexto em que está inserido a unidade subordinada ao DCTA.

 

Também presente à cerimônia de passagem de direção, o Vice-Governador do Maranhão sintetizou a importância da localização estratégica do CLA. “O Maranhão é um estado tão rico, tão agraciado por Deus, que reúne condições perfeitas até mesmo para o menor consumo de combustível para o lançamento de satélites”.

 

Para o novo Diretor do CLA, o Centro tem uma grande importância no contexto das atividades espaciais e precisa estar preparado para atender as expectativas atuais e futuras. “O CLA é uma organização militar complexa e que interfaceia com diferentes atores seja na área de Defesa, Pesquisa e Desenvolvimento, Relações Internacionais e a própria área de Espaço. Nesse sentido, é importante darmos prosseguimento na melhoria constante de toda nossa infraestrutura com alta disponibilidade de todos nossos meios, bem como, o aperfeiçoamento e treinamento contínuo de todo nosso pessoal, de modo, atendermos as muitas e variadas demandas em uma escala que pode vir a se tornar global. Queremos ser uma porta da humanidade para o espaço”, concluiu o Coronel Carnevale que nos últimos dois anos ocupou o cargo de Vice-Diretor da organização militar da FAB responsável pelo lançamento e rastreio de engenhos aeroespacias.   

 

Perfil do Novo Diretor

O Coronel Aviador Marco Antônio Carnevale Coelho, nasceu em Barbacena, Minas Gerais em nove de setembro do ano de 1971. Bacharel em Administração e graduado em Ciências Aeronáuticas, formado pela Academia da Força Aérea (AFA) em 1994, atuando como piloto militar e instrutor de voo com mais de 2.000 horas de experiência.  

 

Também é graduado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). É especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

 

É mestre em pesquisa operacional e transporte aéreo pelo ITA, com ênfase em Infraestrutura Aeroespacial, obtida no ano de 2013.

 

Possui especialização latu sensu em Ciências Militares Aeroespaciais pela Universidade da Força Aérea (UNIFA), concluída em 2016.

 

Profissional credenciado junto ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) para atuar como agente de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos e como instrutor dos diversos cursos ministrado no âmbito do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER).

 

Exerceu as funções de Chefe de Divisão de Projetos, Planejamento e Orçamento de Obras da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA) entre 2007 e 2011, atuando como gerente de projetos de Engenharia de Infraestrutura aeroportuária na região Norte/Nordeste do Brasil, sendo ainda responsável técnico na execução e gerenciamento de obras de infraestrutura aeroportuária. Foi Comandante do Corpo de Alunos do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica (CPORAER-SJ) entre 2013 e 2014. Foi chefe da Divisão de Administração e Instrutor do ITA em 2015. Nos últimos dois anos foi Vice-Diretor do CLA.

 

É casado com a senhora Telma e pais de dois filhos.

Fim do conteúdo da página