Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > FAB realiza Evacuação Aeromédica de gestante no Maranhão
Início do conteúdo da página

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou na manhã deste domingo (11/03/2018), juntamente com o Esquadrão de Saúde de Alcântara (ES-AK) e a equipe do I ETA, uma importante Evacuação Aeromedica (EVAM).

A aeronave Caravan C-98 decolou às 8h do Hangar do CLA rumo a São Luís, transportando a paciente de 23 anos, grávida em trabalho de parto ativo, em apresentação fetal córmica, situação transversada (quando o bebê fica atravessado no útero da mãe), tendo indicação para um parto de cesariana, que não poderia ser realizado no município de Alcântara.
O transporte da gestante foi acompanhado pela equipe do hospital de Alcântara e do ES-AK, sendo encaminhada para o Hospital Benedito Leite em São Luís.
O Diretor do CLA, Coronel Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, esclareceu que o CLA já efetuou diversas evacuações médicas semelhantes em apoio à comunidade Alcantarense, principalmente nos casos onde existe risco à vida do paciente. Ressaltou, também, a importância da presença da Força Aérea Brasileira (FAB) em Alcântara, por intermédio do CLA, não apenas para o desenvolvimento de atividades espaciais na região, mas também para o suporte e integração da população local.

Fim do conteúdo da página