Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Astronauta Brasileiro visita CLA
Início do conteúdo da página

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) recebeu na última quinta-feira a visita do Tenente- Coronel Marcos Pontes, foi o primeiro brasileiro a viajar ao espaço. A visita teve por objetivo apresentar a organização militar da Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pelo lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais situada no estado do Maranhão.

A visita foi iniciada com uma apresentação institucional do Diretor do CLA, Coronel Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti que colocou em destaque a “Consolidação do Centro Espacial de Alcântara (CEA), detalhando o histórico das atividades espaciais no Brasil e o contexto atual do setor espacial no mundo, a estrutura do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais, os meios e últimos avanços implantados no Centro, operações realizadas em Alcântara, desafios e perspectivas futuras.

Na sequencia o astronauta, juntamente com o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles e o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Allan Kardec conheceram as instalações operacionais do CLA, tais como o Centro de Controle, local em que atuam os coordenadores de diferentes áreas das campanhas de lançamento, a estação de Meteorologia, Telemedidas e o Radar Adour, local com a equipe envolvida com o rastreio dos veículos em voo. No Setor de Preparação e Lançamento (SPL), foram até Centro de Controle Avançado (CAV), o lançador móvel e o universal, da onde são lançados os veículos suborbitais . A visita foi encerrada na Torre Móvel de Integração (TMI), a plataforma de operação do Veículo Lançador de Satélite (VLS), a mesma será modificada para o lançamento do Veículo Lançador de Microssatelite, previsto o primeiro lançamento para o final de 2019.

 “ Fiquei muito feliz com o que encontrei visitando o CLA, todos os sistemas operacionais e lançamentos contínuos. Que  o Programa Espacial Brasileiro se mantém vivo e a perseverança dos que trabalham aqui é grande, gostaria de visitar o Centro daqui a alguns anos e encontrar todos os planejamentos  expostos hoje, concretizados.” enfatiza o Tenente Coronel, Marcos Pontes.

 

Marcos Pontes

 

Tenente-coronel da Força Aérea Brasileira, Marcos Pontes, foi o primeiro brasileiro a viajar ao espaço. Após ser escolhido em 1998 pela Agência Espacial Brasileira e Nasa (Agência Espacial Norte-americana) para integrar a missão, passando 10 dias no espaço

Atualmente, trabalha como palestrante motivacional, coach especialista em desempenho pessoal e profissional, consultor técnico e especialista em segurança operacional.

Fim do conteúdo da página