Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > CLA forma 94 novos soldados
Início do conteúdo da página

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou na manhã de sexta-feira (30/06) a solenidade de encerramento da primeira turma de soldados do ano de 2017. Os novos Soldados de Segunda Classe da Força Aérea Brasileira (FAB) passam a integrar o efetivo militar do CLA, responsável pelo lançamento e rastreios de engenhos aeroespaciais. Amigos e familiares dos novos soldados participaram da cerimônia realizada na Companhia de Infantaria da Aeronáutica Isolada (CINFAI), em Alcântara.

  Durante a cerimônia, a turma “Guerreiros Camuflados”, composta por 94 novos soldados da FAB, foi apresentada ao Diretor do CLA, Coronel Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti que presidiu a solenidade. O Soldado Sidiney Alves Andrade e o Soldado Apoenan dos Santos Silva, respectivamente primeiro colocado com a média 7,82 e soldado padrão do Curso de Formação de Soldados do primeiro semestre de 2017 (CFSD 1ª/ 2017), receberam diplomas em reconhecimento ao mérito alcançado. Amigos e familiares dos novos soldados da FAB realizaram a fixação de distintivos da primeira graduação na carreira militar. Na sequência, os formandos desfilaram em continência à Bandeira Nacional. Após o desfile militar com a tropa do CLA, os novos soldados foram apresentados ao Diretor do CLA e receberam autorização para o fora de forma. “É com muita dedicação e esforço do Centro, que formamos e entregamos ao Brasil, 94 novos soldados da FAB. Além disso, possibilitamos a esses jovens e familiares uma nova perspectiva de vida por meio do serviço militar, um passo inicial na carreira profissional de muitos brasileiros. Tudo isso representa um grande impacto no município de Alcântara, dinamizando a economia local”, comenta o Coronel Luciano, Diretor do CLA.

O Curso - O Curso de Formação de Soldados é o primeiro realizado pelos jovens incorporados por meio do serviço militar obrigatório. O objetivo é a preparação dos jovens civis recrutados para o Serviço Militar Inicial, formando Soldados de Segunda Classe da Aeronáutica e capacitando-os para o desempenho das atividades inerentes ao Grupamento do Serviço Militar do Quadro de Soldados (QSD).

A instrução ocorre uma vez a cada semestre e tem a duração de quatro meses. Durante o curso os jovens têm atividades nos campos do conhecimento, conduta militar, ordem unida, armamento, munição e tiro, segurança militar, hinos e canções, atividade de campanha, treinamento físico, entre outras atividades.

Fim do conteúdo da página