Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Recrutas do CLA realizam instrução de GLO
Início do conteúdo da página

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)  realizou o treinamento de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para os recrutas da primeira turma de 2017. O treinamento promovido pela Companhia de Infantaria da Aeronáutica Isolada (CINFAI), com o objetivo de doutrinar os futuros soldados da Força Aérea Brasileira (FAB) na preservação da ordem pública, integridade dos cidadãos e o patrimônio em situações de esgotamento das estruturas de segurança pública em situação de perturbação da ordem.

Durante as instruções, os recrutas receberam noções de patrulhamento tático, técnicas de combate urbano, controle de distúrbios, fundamentos de tiro, práticas de posições táticas de tiro, regras de engajamento, uso progressivo da força e  entrada tática em ambientes confinados.

O objetivo foi treinar os militares para qualquer situação de acionamento, sendo fundamental a adoção de planejamento e de coordenação da operação, para o cumprimento da missão, desenvolvendo qualidades necessárias para o desempenho das missões, exigindo uma preparação técnica individual, psicológica e operacional, com disciplina e realismo, em situações próximas ao do combate. 

 

GLO

É uma operação militar realizada exclusivamente por ordem expressa da Presidência da República e conduzida pelas Forças Armadas, em área previamente estabelecida e por tempo limitado, que tem por objetivo a preservação da ordem pública e garantir o funcionamento regular das instituições.

As operações de GLO concedem provisoriamente aos militares a faculdade de atuar com poder de polícia até o restabelecimento da normalidade.

Fim do conteúdo da página