Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Mercado de trabalho e combate às drogas são temas de palestras em Alcântara
Início do conteúdo da página

Na última sexta-feira (23/6), foi promovido pelo Esquadrão de Saúde de Alcântara (ES-AK) palestra relacionada ao enfrentamento às drogas no ambiente de trabalho. A apresentação foi realizada pelo Capitão da Polícia Militar do Estado do Maranhão (PMMA) Wellington Rodrigues Veras, Subcomandante do Comando de Segurança Comunitária e integrante do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) e ocorreu no Auditório do Centro Técnico (CT) do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Participaram da atividade aproximadamente 100 militares e servidores civis das três organizações militares da Força Aérea Brasileira (FAB) situadas na localidade maranhense que, além do CLA e do ES-AK, engloba o Grupamento Apoio de Alcântara (GAP-AK).

Na palestra, o Capitão Wellinton abordou com o efetivo as ações realizadas pela PMMA no âmbito do PROED, da Ronda Escolar e da Ronda Maria da Penha, o conceito de drogas, classificação em lícitas e ilícitas, tipos de drogas destacando as mais comuns nas ocorrências policiais, a relação entre consumo e padrões de uso, drogas no ambiente de trabalho com ênfase à atividade militar e fatores que favorecem o uso de drogas.

 

Dia Internacional de Combate às Drogas

O combate às drogas possui um dia específico no calendário, pois 26 de junho foi a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional de Combate às Drogas. Estima-se que cerca de 5% da população mundial entre 15 e 64 anos, o que representa aproximadamente 240 milhões de pessoas, usa drogas ilícitas, conforme dados do Relatório Mundial sobre Drogas da ONU. O mesmo relatório aponta a existência de 27 milhões de usuários de drogas problemáticos, ou seja, aqueles que consomem drogas regularmente ou que apresentam distúrbios ou dependência, correspondendo a 0,6% da população adulta mundial ou uma a cada 200 pessoas. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde.

 

Preparação para o Mercado de Trabalho

Na quinta-feira (22/6), os militares que concluirão no próximo mês de julho o serviço militar receberam orientações sobre o mercado de trabalho por meio de atividade desenvolvida pelos Serviços de Psicologia e Assistência Social da FAB, em Alcântara e São Luís. A atividade foi conduzida pela 2º Tenente Miriam Raquel Lima Castro Pedrosa, Psicóloga Clínica e Organizacional do ES-AK. Os participantes obtiveram informações sobre aspectos relacionados ao recrutamento e seleção com as principais ferramentas e técnicas utilizadas por avaliadores no mercado de trabalho. Ainda foram abordados a importância do marketing pessoal e do relacionamento interpessoal como fatores a serem desenvolvidos pelo indivíduo e que facilitam a inserção no mercado de trabalho. Ao final, todos os presentes foram convidados a enviarem os currículos profissionais à Tenente Raquel para uma análise com sugestões, objetivando incrementar e potencializar a ferramenta como instrumento de captação de vagas profissionais disponíveis no mercado.

Fim do conteúdo da página