Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Cerimônia encerra a primeira fase do EAT e EAS no CLA
Início do conteúdo da página

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou, no Pátio do Centro Técnico, a cerimônia que marcou o término do Estágio de Adaptação Técnico e do Estágio de Adaptação e Serviço. Os novos aspirantes atuarão em diferentes áreas na organização militar da FAB, responsável por preparar, lançar e rastrear engenhos aeroespaciais.

A solenidade presidida pelo Tenente-Coronel Aviador Marco Antônio Carnevale Coelho, Vice-Diretor do CLA, foi marcada com o juramento diante do pavilhão nacional de 19 novos aspirantes a oficiais da turma Sirius. Contou com a presença de amigos e familiares que entregaram as platinas do posto de Aspirante-a-Oficial aos formandos. Após a entrega de platinas, os formandos desfilaram em continência à Bandeira do Brasil.

“Sinto-me honrado pela escolha, uma conquista emocionante e inesquecível, principalmente após tantas dificuldades, tantas quedas e superações. Tenho plena convicção que darei o máximo para servir meu país, contribuir com esta imensa e complexa engrenagem que movimenta a Força Aérea Brasileira,” diz o Aspirante a Oficial Médico Diogo Andrade Gutiez, primeiro colocado da turma e eleito pelos instrutores e companheiros de turma como estagiário-padrão.

Em sua ordem do dia, o Coronel Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, ressaltou a importância do serviço militar "O juramento que ratifica os deveres assumidos frente ao país por meio do serviço militar enquanto oficiais da Força Aérea Brasileira, esse dever assumido, os acompanhará por todo sempre, afinal foram chamados para a nobre missão de se dedicarem inteiramente ao serviço da Pátria."

Após a cerimônia, formandos e familiares participaram de um briefing inicial sobre o CLA e puderam conhecer de perto as instalações do Centro, incluindo a Torre Móvel de Integração (TMI) a plataforma de operações do maior foguete de fabricação nacional, o Veículo Lançador de Satélites (VLS).

 

Após a conclusão da 1ª fase do EAT e EAS, os agora Aspirantes-a-Oficial realizarão nos próximos seis meses atividades nos setores específicos do CLA voltados à formação profissional. Concluída a 2ª fase, os Aspirantes-a-Oficial devem ser promovidos ao posto de 2º Tenente. A última fase dos estágios é iniciada após a promoção a 2º Tenente e se encerra ao término do primeiro ano de ingresso na FAB, quando mediante interesse da Administração e do militar, poderá ser estendido o vínculo com o Comando da Aeronáutica por até oito anos, prorrogável por mais um, por meio de prorrogações anuais de tempo de serviço. Os novos Aspirantes-a-Oficial passam a integrar o Quadro de Oficiais Convocados (QOCon) da FAB.

Fim do conteúdo da página