Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > CLA encerra reunião que define as atividades espaciais
Início do conteúdo da página

Foi encerrada nesta quinta-feira (20/10), a segunda reunião anual de Acompanhamento de Interfaces (RAI 2/2016) da Operação Rio Verde.

A reunião que iniciou nesta segunda (17/10) no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), teve por objetivo avaliar o andamento do apronto dos meios Técnicos e Logísticos do CLA, observados na Reunião do Grupo de Interfaces de Lançamento (GIL) que aconteceu em maio de 2016 e sugerir ações, por meio de um relatório final para o atendimento dos requisitos operacionais da Operação de Lançamento.

Especialistas na área espacial do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), dos Centros de Lançamento de Alcântara (CLA) e da Barreira do Inferno (CLBI), Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e  Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) discutiram a atual situação para a realização da Operação Rio Verde,  na qual será lançado um Foguete de Treinamento e  o foguete suborbital VSB-30 com carga útil MICROG-2, com a previsão para os meses de novembro e dezembro do corrente ano.

 

 

OPERAÇÃO RIO VERDE

 

A Operação Rio Verde vai testar oito experimentos científicos e tecnológicos em ambiente de microgravidade, que serão alojados na Microg2, nome da carga-útil. O veículo VSB-30, que será lançado do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), vai levar ao espaço pesquisas financiadas pelo Programa Microgravidade da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Fim do conteúdo da página