Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > CLA encerra o exercício de campanha dos recrutas da 2ª turma de 2016.
Início do conteúdo da página

 

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) finalizou nesta sexta-feira (23/09) o exercício de campanha dos 64 recrutas da 2ª turma do ano de 2016 do Curso de Formação de Soldados (CFSD 2ª/2016), a atividade faz parte do currículo do curso de formação de soldados.

 

O exercício realizado na área de acampamento do CLA, teve por objetivo proporcionar aos militares o preparo para a atuação em ambiente hostil ou em uma situação de conflito, além de ensinar a lidar com os limites físicos e emocionais em situações de estresse. Durante o exercício, os recrutas participaram de oficinas com aulas teóricas e práticas, capacitando-os para enfrentar situações adversas quando em operações reais.

Durante o acampamento, os militares participaram de oficinas de sobrevivência em ambiente de selva, transposição de obstáculos, animais peçonhentos, navegação diurna e noturna. Eles tiveram ainda instruções de nós e amarrações, camuflagem, patrulha, transporte de feridos, entre outros. 

Após três dias de atividade, os futuros soldados da Força Aérea Brasileira (FAB), participaram da cerimônia de encerramento do exercício de campanha e o tradicional banho de caminhão pipa.

O exercício de campanha é uma das atividades promovidas pela Companhia de Infantaria da Aeronáutica Isolada (CINFAI) do CLA, responsável pelo preparo do efetivo militar para situações reais de emprego da tropa, com alto grau de adestramento e prontidão operacional.

 

CFSD


O CFSD é ministrado aos soldados incorporados à Força Aérea Brasileira por meio do serviço militar obrigatório. Em quatro meses de curso, os militares passaram pela formação militar com instruções de combate, regulamentos militares, ordem unida, tiro e armamento.

Fim do conteúdo da página