Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Arcebispo Militar do Brasil visita o CLA e celebra a Páscoa dos Militares em São Luís
Início do conteúdo da página

 

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) recebeu nesta terça-feira (20/9) o Arcebispo Militar do Brasil, Dom Fernando Guimarães, como parte da programação da visita a São Luís da maior autoridade eclesiástica militar da Igreja Católica no país.

Dom Fernando chegou à capital maranhense no último domingo com objetivo de conhecer as organizações militares das Forças Armadas e Auxiliares, os serviços de capelania existentes na região e celebrar a Páscoa dos Militares na localidade.

O Arcebispo Militar do Brasil foi recebido pelo Diretor do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), Coronel Aviador Cláudio Olany Alcencar de Oliveira que ministrou uma apresentação institucional sobre o a organização militar da Força Aérea Brasileira, responsável pelo lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais. Durante a visita, Dom Fernando conheceu ainda o Centro de Controle, instalação onde é realizada a coordenação das operações de lançamento, além de áreas operacionais do Setor de Comando e Controle (SCC) tais como as estações de Meteorologia, Telemedidas e Radar Adour. A visita de Dom Fernando ao CLA, foi encerrada no Setor de Preparação e Lançamento (SPL), onde conheceu instalações operacionais a exemplo da Casamata, local que fica abrigada a equipe responsável por atividades dos veículos junto ao lançador, bem como a Torre Móvel de Integração (TMI), a plataforma de operações do maior foguete de fabricação nacional, o Veículo Lançador de Satélites (VLS).

 

"Uma experiência muito enriquecedora para meu papel de Arcebispo Militar, como líder da assistência religiosa nas Forças Armadas e auxiliares. Vivenciar essa parte da grande cadeia de missões e atividades que é a Força Aérea, conhecimento dos avanços tecnológicos e científicos  que se concentram e são realizados no próprio Centro de Lançamento. É  uma Organização Militar estratégica para o País”, afirma o Arcebispo Dom Fernando.

 

Páscoa dos Militares

Nesta quarta-feira (21/9) pela manhã, foi celebrada na Catedral da Sé em São Luís, a Páscoa dos Militares. A celebração realizada pelo Arcebispo Militar do Brasil, Dom Fernando Guimarães, contou com a participação de militares da Marinha do Brasil representada pela Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA), Exército Brasileiro por meio do 24º Batalhão de Infantaria Leve (24ª BIL), da Força Aérea Brasileira (FAB) com integrantes do CLA, Polícia Militar do Maranhão (PMMA) e Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA).

A celebração fora de época da Páscoa dos Militares é uma tradição surgida à época da 2ª Guerra Mundial, em que os combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) se reuniram junto aos familiares para celebrar a Páscoa Cristã após o término do conflito na Europa fora do período estabelecido no calendário gregoriano. Desde então, a mesma celebração ocorre por todo país ao longo do ano reunindo militares das Forças Armadas e Auxiliares.

Fim do conteúdo da página