Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Deputados Federais do MA visitam o CLA
Início do conteúdo da página

 

Nesta sexta-feira (26/08), os Deputados Federais do Maranhão José Reinaldo e Pedro Fernandes realizaram uma visita institucional ao Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

A atividade teve por objetivo apresentar a infraestrutura disponível no Centro para realização de atividades de lançamento e rastreio de engenhos espaciais, instalada no município da Região Metropolitana de São Luís.

A visitação foi iniciada com uma apresentação sobre o CLA abordando o histórico das atividades espaciais no Brasil, a estruturação sistêmica dos organismos que fazem parte do Programa Espacial Brasileiro (PEB), principais óbices, os últimos avanços tecnológicos, novos  sistemas incorporados e as perspectivas futuras para o CLA,  organização militar da Força Aérea Brasileira (FAB). Em seguida, os deputados e assessores conheceram o Centro de Controle, onde ocorre a coordenação das operações do Centro, e passaram pelas estações de Telemedidas, que realiza a coleta de dados enviados pelos foguetes e carga útil em vôo, meteorologia e Radar Adour. 

Durante a visita ao CLA, a comitiva foi até o Setor de Preparação e Lançamento (SPL) conhecer a área operacional, local que será palco principal da próxima campanha de lançamento do Centro. Ainda no SPL, conheceram os prédios de Controle e Preparação, Depósito de Propulsores, Preparação de Propulsores, Depósito de Propulsores e a Casamata, uma estrutura reforçada próxima aos lançadores onde permanecem em segurança os engenheiros e técnicos responsáveis  pela segurança da área operacional. Por fim, foi realizada a visita na Torre Móvel de Integração (TMI), a plataforma de lançamento do maior foguete de fabricação nacional, o Veículo Lançador de Satélite (VLS)  e as novas instalações da Escola Caminho das Estrelas (ECE), a qual funciona dentro das instalações do CLA.

Ao final da visita, os Deputados Federais, tiveram a certeza do potencial que o país tem no desenvolvimento das atividades do Programa Espacial Brasileiro.

Fim do conteúdo da página