Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Soldados participam de programa de acompanhamento no CLA
Início do conteúdo da página

 

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) deu início ao “Programa de Atenção Integral aos Soldados” com a participação de 19 militares do Centro recém incorporados ao serviço militar obrigatório e que concluíram no último mês a fase de treinamento militar do Curso de Formação de Soldados (CFSD).

O programa é desenvolvido pelos serviços de Assistência Social e Psicologia do CLA e tem por objetivo possibilitar a vivência de experiências que contribuam para a construção de projetos individuais e coletivos, o desenvolvimento, a autonomia, o aprimoramento de potencialidades e o fortalecimento da formação cidadã.

Nesta segunda-feira (2/8), os 19 soldados participantes do programa conheceram os objetivos das atividades e assistiram apresentações abordando diversas temáticas. Na primeira apresentação do dia sobre Projeto de Vida, os novos militares receberam orientações da importância de se estabelecer objetivos e metas e maneiras de como ir em direção das conquistas almejadas passando por etapas como planejamento, percepção e ajustes. Também responderam a um questionário de perguntas pessoais conteplando aspectos psicossociais, motivações para ingresso no CLA, aspirações futuras, dentre outros. Na sequência, a Seção de Assistência Social (SAS) do Centro apresentou o Programa de Ação Social Integrada do Comando da Aeronáutica (PASIC 3) voltado para situações emergenciais visando amparar e prevenir situações de vulnerabilidade social com de objetivo garantir e melhorar o padrão de vida dos usuários das ações sociais. Na apresentação foram destacados os projetos de assistência nas áreas de Saúde, Educação, Alimentação e Habitação voltados para militares e respectivos dependentes.

No período vespertino, o Capelão do CLA realizou uma apresentação com o tema Espiritualidade Militar em que abordou elementos da espiritualidade cristã associados aos valores militares como fé na missão, amor à profissão, hierarquia e disciplina. Ao término, a Seção de Capacitação e Treinamento (SCT) abordou as formas de ingresso na Força Aérea Brasileira (FAB) mediante concursos ou seleções públicas tanto para oficiais quanto para graduados. Os processos internos de seleção a Soldados de 1ª Classe e Cabos também foram explicados na apresentação, destacando os períodos máximos de permanência em cada graduação e os critérios e pré-requisitos para concorrências às vagas.

A partir do “Programa de Atenção Integral aos Soldados” os militares ingressantes serão permanentemente acompanhados ao longo de toda a trajetória no Centro e receberão orientações, desde o momento da incorporação até o desligamento. O programa consiste num ciclo de atividades multidisciplinares, envolvendo avaliações,  instruções e orientações nas mais variadas áreas como a Assistência Social, Cidadania, Psicologia, Saúde, Segurança do Trabalho, dentre outras. Nessa versão piloto, os 19 soldados também participam, logo após o término do curso de formação, do Projeto Soldado Cidadão que nesta primeira edição do ano, o CLA oferta o curso de Bombeiro Hidráulico, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) até o próximo dia cinco de agosto.      

Fim do conteúdo da página