Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > CLA recebe visita da Secretaria de Educação do Maranhão
Início do conteúdo da página

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) recebeu nesta quarta-feira (16/03) a visita da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) do Maranhão.

A visita teve por objetivo apresentar aos gestores da SEDUC a infraestrutura e atividades operacionais da organização militar da Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pelo lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais. A comitiva da SEDUC foi chefiada pelo Subsecretário de Estado da Educação, Danilo Moreira, que foi recebido pelo Coronel Aviador Cláudio Olany Alencar de Oliveira, Diretor do CLA.

No início da visita, o Diretor do CLA, realizou uma apresentação institucional do Centro, abordando aspectos relativos ao panorama do setor espacial no mundo, histórico das atividades espaciais no país, meios atualmente disponíveis, maiores avanços em termos operacionais e de apoio, bem como principais operações de lançamento realizadas no CLA. Na sequência, os visitantes conheceram o Centro de Controle, onde ocorre a coordenação das operações do Centro, e passaram pelas estações de Telemedidas (coleta de dados enviados pelos foguetes e carga útil em voo), Meteorologia (levantamento de informações meteorológicas da área) e Radar Adour (acompanhamento de trajetória do veículo em voo).

Ainda no CLA, a comitiva visitou as instalações do Setor de Preparação e Lançamento (SPL), como o Prédio de Segurança e o Prédio de Depósito de Propulsores, recém-inaugurados e que abrigam as equipes que executam atividades na área operacional durante o período de campanhas de lançamento e armazena os motores dos foguetes quando fora da plataforma de lançamento, respectivamente. Também no SPL, a equipe da SEDUC visitou o Centro de Controle Avançado (CAV), conhecido como Casamata, uma estrutura reforçada próxima aos lançadores onde permanecem em segurança o pessoal responsável pela segurança da área superficial, bem como pela montagem, transporte e integração dos veículos junto às plataformas de lançamento. No último local visitado no SPL, a comitiva foi até à Torre Móvel de Integração (TMI), a plataforma de preparação e lançamento do principal foguete de fabricação nacional, o Veículo Lançador de Satélites (VLS).

A visita ao CLA foi encerrada nas construções da nova sede da Escola Caminho das Estrelas, com previsão de término ainda para este ano, e que deve ter sua capacidade de atendimento triplicada para 300 estudantes do ensino fundamental. A instituição sob administração do Centro é responsável por ministrar a educação básica do 1º ao 9º ano aos dependentes de militares e servidores civis, além de receber alunos oriundos da comunidade local, sem qualquer vínculo com o Comando da Aeronáutica. A SEDUC ainda visitou outras escolas do município de Alcântara, no intuito de avaliar a educação da região, principalmente em relação à situação das instituições de ensino médio.

Fim do conteúdo da página