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O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou no período de 20 a 24 de maio a Operação ÁGUIA I/2019, na qual foram lançados dois Foguetes de Treinamento Intermediário (FTI). Os lançamentos ocorreram nos dias 23 e 24 em Alcântara (MA). O último aconteceu às 13h44 (horário de Brasília), atingindo seu apogeu em 1 minuto e 44 segundos.

A Operação ÁGUIA I teve por objetivo proporcionar treinamento operacional às equipes do CLA de forma isolada. Na ocasião, os lançamentos foram executados sem carga útil científica para a realização dos testes de aceitação do novo sistema de terminação de voo e para obter dados de análise de voo balístico, cujo acionamento ocorreu em 2 minutos e 12 segundos após o lançamento.

Realizada integralmente pelo CLA, organização militar da Força Aérea Brasileira (FAB) subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), a Operação ÁGUIA contou com o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB), da Marinha do Brasil (MB), do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e dos Esquadrões Falcão (1°/8° GAV) e Netuno (3°/7° GAV).  A Marinha do Brasil, o 1°/8° GAV, o 3°/7° GAV e o DECEA  foram responsáveis pela interdição marítima e também do espaço aéreo. Além disso, têm a incumbência de realizar Patrulha Marítima na área envolvida minutos antes do lançamento e de ficar alerta para uma eventual necessidade de evacuação aeromédica. Apesar de todos os procedimentos de segurança realizados, foram emitidos avisos à Associação dos Pescadores de Alcântara, às agrovilas do entorno do CLA e à comunidade local, para que todos tomassem conhecimento das atividades operacionais do Centro de Lançamento.

"O lançamento dos dois FTI com sucesso comprova a eficiência de toda equipe do CLA, dos Esquadrões Aéreos e de todos nossos meios de solo, especialmente do novo sistema de terminação de voo, testado pela primeira vez nessa operação. Estamos, a cada dia, dando mais um passo firme para elevar o Centro a um novo patamar, compatível com as expectativas da população brasileira", concluiu o Diretor do CLA, Coronel Aviador Marco Antônio Carnevale Coelho.

 

A Aeronáutica abre nesta segunda-feira (08/04), inscrições on-line para o Quadro de Oficiais da Reserva de 2ª Classe Convocados (QOCon). No Maranhão são oferecidas ao todo 10 vagas para os profissionais de nível superior formados em Administração - ADM (01), Engenharia Civil - CIV (01), Engenharia Eletrônica - ELN (01), Engenharia Mecânica - MEC (01), Fisioterapia - FIS I (01), Fonoaudiologia - FON (01), Serviço Social - SSO (01), Endodontia - ENT (01) e Farmácia Bioquímica - BIO I (01) Farmácia Hospitalar - HOS I (01). Os selecionados serão incorporados como Aspirantes-a-Oficial da Força Aérea Brasileira (FAB) e realizarão durante 60 dias corridos um treinamento de adaptação à vida militar e ao oficialato. Posteriormente, servirão em uma das três organizações militares que compõem a Guarnição de Aeronáutica de Alcântara (GAURNAE-AK), que consiste no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), Grupamento de Apoio de Alcântara (GAP-AK) e Esquadrão de Saúde de Alcântara (ES-AK).

Podem participar do processo seletivo cidadãos brasileiros de ambos os sexos, com menos de 45 anos de idade, com formação superior e registro no respectivo conselho profissional, quando houver, nas áreas com vagas em oferta, interessados na prestação do Serviço Militar Temporário (até oito anos), dentre outros pré-requisitos contidos nos Avisos de Convocação do Estágio de Adaptação Técnico (EAT)/ Estágio de Instrução Técnico (EIT) e do Estágio de Adaptação e Serviço (EAS)/ Estágio de Instrução e Serviço (EIS), esses três últimos específicos para as especialidades de Endodontia , Farmácia Bioquímica e Farmácia Hospitalar.

O processo seletivo consiste de inscrição on-line no site http://www.convocacaotemporarios.fab.mil.br/, entrega de documentos com posterior avaliação curricular, concentração inicial, inspeção de saúde com avaliação psicológica, teste físico e concentração final. A inscrição é gratuita e ocorre de 8 de abril a 21 de abril de 2019.

Durante um ano, os incorporados realizarão os respectivos estágios de adaptação divididos em três fases, sendo a 1ª fase em 60 dias corridos destinados ao treinamento militar com instruções sobre regulamentos e legislações atinentes à carreira militar, armamento e prática de tiro, ordem unida (comando e emprego de tropa), bem como a realização de exercícios físicos e participação em exercício de campanha (acampamento). A 2ª fase que ocorre em aproximadamente quatro meses visa adaptar o incorporado à atividade funcional por intermédio do trabalho na respectiva área de atuação na unidade local da FAB designada. Ao término da 2ª fase, os Aspirantes-a-Oficiais são promovidos ao posto de Segundos-Tenentes. Na 3ª fase em seis meses visa-se o aprimoramento profissional dos oficiais incorporados. Durante o tempo de permanência na FAB que pode durar até oito anos mediante prorrogações de serviço anuais, conforme interesse da Administração e do próprio militar, o oficial temporário pode chegar até o posto de Primeiro-Tenente.        

 

CALENDÁRIO DE EVENTOS

 

INSCRIÇÕES ON-LINE GRATUITA:

08 DE ABRIL A 21 DE ABRIL DE 2019 em http://www.convocacaotemporarios.fab.mil.br/

 

ENTREGA DE DOCUMENTAÇÃO PARA ANÁLISE CURRÍCULAR:

24 DE ABRIL A 26 DE ABRIL DE 2019 das 08:00hs às 16:00hs

(Escritório de São Luís do Centro de Lançamento de Alcântara situado à Avenida dos Libaneses, 29 - Aeroporto Tirirical)

 

SALÁRIO INICIAL (LOCALIDADE ALCÂNTARA):  R$ 10.559,43

 

CONCENTRAÇÃO INICIAL COM ENTREGA DE EXAMES E LAUDOS MÉDICOS: 03 DE JUNHO DE 2019

 

INSPEÇÃO DE SAÚDE INICIAL:  A PARTIR DE 04 DE JUNHO DE 2019

 

TESTE DE AVALIAÇÃO DO CONDICIONAMENTO FÍSICO (TACF):

A PARTIR DE 26 DE JUNHO DE 2019

 

CONCENTRAÇÃO FINAL E HABILITAÇÃO À INCORPORAÇÃO COM ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO ORIGINAL: 26 DE JULHO DE 2019

 

INCORPORAÇÃO E INÍCIO DO ESTÁGIO: 29 DE JULHO DE 2019

 

VAGAS DESTINADAS PARA O MA:

 

QOCON TEC EAT/EIT 1-2019

ADMINISTRAÇÃO - ADM (01);

ENGENHARIA CIVIL - CIV (01);

ENGENHARIA ELETRÔNICA - ELN (01);

ENGENHARIA MECÂNICA - MEC (01);

FISIOTERAPIA - FIS I (01);

FONOAUDIOLOGIA - FON (01);

SERVIÇO SOCIAL - SSO (01);

 

QOCON MFDV EAS/EIS 1-2019

ENDODONTIA - ENT (01) ;

FARMÁCIA BIOQUÍMICA - BIO I (01) E

FARMÁCIA HOSPITALAR - HOS I (01)

 

MAIS INFORMAÇÕES: http://www.fab.mil.br/cla ou (98) 3311-9844/ 9284/ 9286

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou na manhã desta sexta-feira (07/12) a Cerimônia Militar de Passagem de Direção do Centro. Na solenidade, o Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti foi substituído pelo Coronel Aviador Marco Antônio Carnevale Coelho no cargo de Diretor do CLA. O Vice-Governador do Maranhão, Carlos Brandão e outras autoridades dos três poderes nas esferas federal, estadual e municipal compareceram à solenidade que foi presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Major-Brigadeiro-do-Ar Hudson Costa Potiguara.   

 

A solenidade foi iniciada com a entrega do Distintivo de Organização Militar (DOM) do CLA ao Coronel Carnevale e o descerramento da foto do Brigadeiro Luciano na galeria de Ex-Diretores, ambos no Salão Nobre do Centro. No Pátio do Centro Técnico, a tropa composta pelos efetivos do CLA, do Grupamento de Apoio de Alcântara (GAP-AK) e do Esquadrão de Saúde de Alcântara (ES-AK), organizações da Força Aérea Brasileira (FAB) que compõem a Guarnição de Aeronáutica de Alcântara (GUARNAE-AK), participaram da solenidade militar.

 

Nas palavras de despedida do Diretor Substituído, além de destacar os feitos dos dois anos de gestão a frente do CLA, o Brigadeiro Luciano traçou as expectativas futuras do Programa Espacial Brasileiro em proveito da comunidade local.

 

“Uma nova perspectiva de desenvolvimento para o setor espacial no Brasil é buscada, especialmente para a região de Alcântara e de São Luís, onde se espera uma dinamização nas atividades de lançamentos comerciais no CLA, com os consequentes benefícios sociais para a população local, tais como o aumento na geração de empregos diretos e indiretos, o aumento da receita oriunda da coleta de impostos pelo Estado e municípios, dentre outros benefícios”, mencionou o agora Ex-Diretor do CLA.

 

Ainda na cerimônia, após a transmissão de cargo entre os Diretores Substituído e Substituto, ambos passaram em revista à tropa da GUARNAE-AK. Além de Diretor do CLA, o Coronel Carnevale passa a ser o Comandante da referida Guarnição que além do CLA, do GAP-AK e do ES-AK, abrange o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de São Luís (DTCEA-SL). Na sequência, se apresentaram ao Diretor-Geral do DCTA por haverem entregue e assumido a Direção do Centro. Ao término, a tropa formada desfilou em continênciaao novo Diretor do CLA.

 

"O domínio do espaço é um objetivo estratégico primordial para qualquer nação que almeje independência tecnológica e soberania sobre seu território", apontou o Major-Brigadeiro-do-Ar Potiguara em suas palavras proferidas durante a cerimônia ao mencionar o contexto em que está inserido a unidade subordinada ao DCTA.

 

Também presente à cerimônia de passagem de direção, o Vice-Governador do Maranhão sintetizou a importância da localização estratégica do CLA. “O Maranhão é um estado tão rico, tão agraciado por Deus, que reúne condições perfeitas até mesmo para o menor consumo de combustível para o lançamento de satélites”.

 

Para o novo Diretor do CLA, o Centro tem uma grande importância no contexto das atividades espaciais e precisa estar preparado para atender as expectativas atuais e futuras. “O CLA é uma organização militar complexa e que interfaceia com diferentes atores seja na área de Defesa, Pesquisa e Desenvolvimento, Relações Internacionais e a própria área de Espaço. Nesse sentido, é importante darmos prosseguimento na melhoria constante de toda nossa infraestrutura com alta disponibilidade de todos nossos meios, bem como, o aperfeiçoamento e treinamento contínuo de todo nosso pessoal, de modo, atendermos as muitas e variadas demandas em uma escala que pode vir a se tornar global. Queremos ser uma porta da humanidade para o espaço”, concluiu o Coronel Carnevale que nos últimos dois anos ocupou o cargo de Vice-Diretor da organização militar da FAB responsável pelo lançamento e rastreio de engenhos aeroespacias.   

 

Perfil do Novo Diretor

O Coronel Aviador Marco Antônio Carnevale Coelho, nasceu em Barbacena, Minas Gerais em nove de setembro do ano de 1971. Bacharel em Administração e graduado em Ciências Aeronáuticas, formado pela Academia da Força Aérea (AFA) em 1994, atuando como piloto militar e instrutor de voo com mais de 2.000 horas de experiência.  

 

Também é graduado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). É especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

 

É mestre em pesquisa operacional e transporte aéreo pelo ITA, com ênfase em Infraestrutura Aeroespacial, obtida no ano de 2013.

 

Possui especialização latu sensu em Ciências Militares Aeroespaciais pela Universidade da Força Aérea (UNIFA), concluída em 2016.

 

Profissional credenciado junto ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) para atuar como agente de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos e como instrutor dos diversos cursos ministrado no âmbito do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER).

 

Exerceu as funções de Chefe de Divisão de Projetos, Planejamento e Orçamento de Obras da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA) entre 2007 e 2011, atuando como gerente de projetos de Engenharia de Infraestrutura aeroportuária na região Norte/Nordeste do Brasil, sendo ainda responsável técnico na execução e gerenciamento de obras de infraestrutura aeroportuária. Foi Comandante do Corpo de Alunos do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica (CPORAER-SJ) entre 2013 e 2014. Foi chefe da Divisão de Administração e Instrutor do ITA em 2015. Nos últimos dois anos foi Vice-Diretor do CLA.

 

É casado com a senhora Telma e pais de dois filhos.

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) iniciou nesta segunda-feira (19/11), no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), a  Operação MUTITI, a qual tem por objetivos principais os de lançar e rastrear o Veículo de Sondagem VS-30 V14, com a carga útil PSR-01. Esse lançamento dá continuidade ao Programa Nacional de Atividades Espacial (PNAE), em coordenação com a Agência Espacial Brasileira (AEB), sendo conduzido pelo IAE, Instituto de Aeronáutica e Espaço, do DCTA. Além de lançar e rastrear o VS-30, a Operação MUTITI objetiva  apoiar projetos de diferentes organizações de ensino, pesquisa e desenvolvimento na realização de experimentos científicos e tecnológicos, em voos suborbitais. Ainda, favorece a manutenção da operacionalidade, tanto do CLA quanto do CLBI, proporcionando treinamento às diversas equipes envolvidas, e o teste dos diferentes sistemas para operações futuras. Quanto ao CLBI, este será utilizado como estação remota, tanto para o rastreio do veículo quanto para a coleta e transmissão de dados da carga útil PSR- 01.A Operação MUTITI prevê, ainda no seu decorrer, o lançamento de um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI), dotado de uma carga útil tecnológica. Este tem a finalidade complementar de treinamento operacional, verificação e aprovação de todos os meios de lançamento e de rastreio, anteriormente ao lançamento deste VS-30, o qual se mostra como o décimo quarto de sua série, fabricado para ser testado em voo. O VS-30 já foi lançado outras treze vezes, todas com pleno sucesso, tendo sido as duas primeiras no CLA, e a última em Esrange, na Suécia, em 2016.

A carga útil, denominada PRS-01, contará com cinco experimentos brasileiros, complexos e multidisciplinares, sendo dois do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), um do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) e dois do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

“O lançamento do VS-30 V14, a partir do CLA, se mostra de grande importância não só para o desenvolvimento das atividades científicas e tecnológicas do país por contar com diferentes experimentos embarcados na carga-útil PRS-01, mas ainda por demonstrar a plena capacidade e potencialidade do Centro de Lançamento de Alcântara para suportar e sediar operações complexas e que requeiram infraestrutura diferenciada de acesso ao espaço.” explica o Coronel Aviador Lester de Abreu Faria. Coordenador-Geral da Operação MUTITI.

“A Operação MUTITI é a quinta operação realizada no ano de 2018 no CLA. Todos os meios operacionais foram testados e preparados para, mais uma vez, realizarmos com total segurança e sucesso o lançamento e rastreio do veiculo VS-30 V14.”, afirma o Coronel Engenheiro Luciano Valentim Rechiutti, Diretor do CLA.

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O foguete suborbital VS-30/V14 foi lançado com sucesso, neste domingo (09/12), do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), Organização Militar da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável por lançamento e rastreio de foguetes. A Operação MUTITI, está sendo realizada desde o dia 19 de novembro pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), sob coordenação do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), contando com o envolvimento de mais de 700 pessoas, direta ou indiretamente.

 

O VS-30 foi lançado às 13h43, pelo horário de Brasília, tendo atingido a altura máxima (apogeu) de superior a 120km, bem como um alcance de 154Km. O foguete sub-orbital conduziu cinco experimentos científicos e tecnológicos em sua carga útil PSR-01, sendo dois do Instituto de Pesquisas Espaciais - INPE, dois do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), e um experimento (laboratório completo de medidas) do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), em um total de voo 8min21s.

 

Essa foi a 14ª vez que um veículo do tipo VS-30 foi lançado, tendo sido a terceira vez a partir do CLA. Durante a Operação MUTITI, foi ainda lançado um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI), na tarde do dia 27 de novembro, o qual buscou a validação de todos os meios de infraestrutura de solo e operacionais, treinamento da equipe e consolidação da doutrina de lançamento, como preparação para o lançamento do VS-30.

 

“Com o encerramento da Operação MUTITI e com a realização do lançamento do Veículo VS-30, podemos constatar o pleno sucesso da mesma, mostrando, dessa forma, que o CLA está, mais do que nunca, pronto e operante para quaisquer veículos suborbitais. Apesar das condições climáticas não favoráveis dos últimos dias, as quais nos fizeram adiarpor três vezes o lançamento, a equipe se mostrou profissional, comprometida e envolvida com a missão, trabalhando de forma íntegra e coesa para que, durante a janela de oportunidade ocorrida hoje, realizássemos o lançamento, e obtivéssemos pleno sucesso na missão ”,diz o Coronel Aviador Marco Antonio Carnevale Coelho, Diretor do CLA.

 

Experimentos embarcados

A carga útil do foguete VS-30 V14 denominada Plataforma Suborbital de Reentrada 01 (PSR-01) é constituída de cinco experimentos de  Centros e Institutos de pesquisas brasileiros.

 

Sonda Lagmuir de Densidade e Temperatura Eletrônica - INPE

O experimento 1 (um) trata-se de umaSondaLagmuir de Densidade e Temperatura Eletrônica, conduzido por pesquisadores do INPE e usada para medir a variação de correntes eletrônica e iônica ao longo da trajetória do foguete, em altitudes superiores a 60 km. O estudo desenvolvido pelo INPE se torna de vital importância para a moderna sociedade tecnológica, uma vez que permite compreender a dinâmica da atmosfera terrestre, especialmente da ionosfera, uma vez que irregularidades encontradas nesta região interferemdecisivamente nos processos de comunicação por ondas eletromagnéticas,  aí incluídas as transmissões por meio de satélites, bem como os sistemas de navegação com Global Navigation Satellite System(GNSS), a exemplo do GPS.

 

Comportamento Térmico de um Forno de Solidificação de Ligas (CTFS) - INPE

O experimento 2 (dois) também de responsabilidade do INPE,estuda o Comportamento Térmico de um Forno de Solidificação de Ligas (CFTS). O estudo visa a avaliar o funcionamento de um forno elétrico com capacidade de fundir materiais com temperatura de fusão entre 100 e 300° C, de forma a permitir seu aperfeiçoamento e qualificação para aplicação em outros voos. Exemplificando,pode-se pensar em uma amostra de diferentes substâncias que,em condição terrestre ambiente,não se misturam ao serem fundidas e posteriormente solidificadas, entretanto que, ao serem submetidas a esse mesmo processo de fusão e posterior solidificação em um ambiente de microgravidade, poderiam se misturar formando um composto homogêneo. Isso possibilita novas aplicações em engenharia no desenvolvimento de produtos, sobretudo em pesquisas relacionadas à resistência de materiais.

 

Sensores Ópticos para Medidas de Aceleração (AOM) - IEAv

O experimento 3 (três), de autoria do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), é composto por três sensores ópticos para medidas de aceleração, sendo um nos três eixos e dois em um eixo, aplicando diferentes técnicas de medidas e de processamentos de sinais. A análise do comportamento dos sensores em voo constitui importante contribuição para a independência nacional na área de navegação inercial e de sensores a fibra óptica em geral, sendo diretamente aplicáveis em aeronaves tradicionais, remotamente pilotadas, VANTs e veículos lançadores, por exemplo. Além dos experimentos em si, o laboratório completo de medidas que o IEAv embarcou no VS-30 inclui um gerador de luz e uma placa de processamento de sinais, todos eles desenvolvidos por pesquisadores brasileiros e com tecnologia nacional.

 

Sistema Ioiô e de Separação (PSM - MQ) - IAE

O experimento 4 (quatro)apresenta-se como dois sistemas em desenvolvimento pelo IAE, os quais permitem, inicialmente, a redução da velocidade de rotação após o fim da queima do motor foguete (sistema io-iô) e, posteriormente, uma separação segura entre a carga útil e o veículo (sistema de separação). O objetivo do experimento é testar o modelo de qualificação do Sistema Ioiô e do Sistema de Separação que serão utilizados no Modelo de Qualificação (MQ) da Plataforma Suborbital de Microgravidade (PSM), a plataforma de microgravidade nacional.

 

Sensor Mecânico Acelerométrico (SMA) - IAE

O experimento 5 (cinco) é também de responsabilidade do IAE. Realizará seu quarto voo e trata-se de um dispositivo de segurança para veículos espaciais. Esse dispositivo só permite a ignição de motores do segundo estágio, ou estágios superiores, quando o foguete apresenta uma aceleração de quatro vezes a aceleração da gravidade (4g), o queocorre apenas com o veículo já em voo. Desenvolvido e aperfeiçoado a partir da experiência acumulada nos lançamentos do foguete suborbital VSB-30, o sensor traz maior segurança aos veículos ainda em solo na plataforma de lançamento, ao passo em que impede o acionamento do sistema de pirotecnia responsável pela ignição se, por algum motivo inesperado, o sistema eletrônico embarcado entender que o foguete encontra-se em voo.

 

Para o Coronel Aviador Lester de Abreu Faria, Coordenador-Geral da Operação MUTITI, “o lançamento realizado hoje coroa de sucessos um planejamento de mais de um ano, envolvendo mais de 200 pessoas, e que coloca o Brasil mais uma vez em um patamar diferenciado para o Programa Espacial Brasileiro. Todos os 4 requisitos de sucesso da Operação foram plenamente atingidos, bem como todos os pontos da missão atribuída e da missão deduzida, o que nos deixa convictos da qualidade e profissionalismo dessa equipe que participou da Operação e de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, auxiliaram no seu sucesso. ”

 

 

 

 

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou na tarde desta terça-feira (27/11) o lançamento de um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI), dentro das atividades da Operação Mutiti, que tem por objetivos principais os de lançar e rastrear o Veículo de Sondagem VS-30 V14, com a carga útil PSR-01.

 

O FTI foi lançado às 14h30 pelo horário local com o veículo atingindo 52 quilômetros de altitude máxima (apogeu) em 1min45s de voo. Em linha reta, o foguete percorreu 82 quilômetros de distância até a área de impacto junto ao litoral maranhense. Ao todo o FTI voou por 3min36s até atingir o local previsto no Oceano Atlântico.

“O lançamento realizado confirmou a disponibilidade dos meios de solo do Centro e o alto grau de profissionalismo de todas as equipes envolvidas com a Operação Mutiti. Esperamos com o resultado de ontem partirmos para realizar mais uma vez com sucesso o lançamento do VS-30 a partir da próxima semana”, afirmou o Diretor do CLA, Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti.

O FTI é um veículo nacional fabricado pela Avibrás voltado a proporcionar treinamento operacional ao efetivo dos centros de lançamento nacionais, de forma isolada, sem participação de estação remota, visando aprimorar e manter a capacidade operacional tanto do CLA quanto do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI). Possui 5,5 metros de comprimento e meia tonelada de massa e utiliza propelente sólido. É lançado a partir de trilhos e é estabilizado aerodinamicamente por quatro empenas retas fixas. O veículo é composto de: motor-foguete, terminação de voo e carga-útil (módulo para experimentos).

Este foi 493º veículo lançado do CLA em um total de 104 operações já realizadas em Alcântara e a 15ª vez que o FTI foi lançado no CLA. Além da equipe do CLA e do IAE, participaram da operação de lançamento realizada o esquadrão Harpia (7º/8º GAv), para eventual evacuação aeromédica (EVAM), o esquadrão Netuno (3°/7º GAv), verificação de área marítima momentos antes do lançamento. A atividade também contou com o apoio da Marinha do Brasil (MB) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) que atuaram na interdição do tráfego marítimo e aéreo na região, respectivamente.       

 

Operação Mutiti

A operação dá continuidade ao Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE), em coordenação com a Agência Espacial Brasileira (AEB), sendo conduzida pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), subordinado ao DCTA. Além de lançar e rastrear o VS-30, a Operação Mutiti objetiva apoiar projetos de diferentes organizações de ensino, pesquisa e desenvolvimento na realização de experimentos científicos e tecnológicos, em voos suborbitais. Ainda, favorece a manutenção da operacionalidade, tanto do CLA quanto do CLBI, proporcionando treinamento às diversas equipes envolvidas, e o teste dos diferentes sistemas para operações futuras. Quanto ao CLBI, este será utilizado como estação remota, tanto para o rastreio do veículo quanto para a coleta e transmissão de dados da carga útil PSR- 01.

 

O lançamento deste VS-30, deverá ocorrer a partir da próxima quarta-feira (05/12) e deverá ser o 14º de sua série, fabricado para ser testado em voo. O VS-30 já foi lançado outras treze vezes, todas com pleno sucesso, tendo sido as duas primeiras no CLA, e a última em Esrange, na Suécia, em 2016.

 

A carga útil, denominada PRS-01, contará com cinco experimentos brasileiros, complexos e multidisciplinares, sendo dois do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), um do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) e dois do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou nesta quarta-feira (07/11) o lançamento de um Foguete de Treinamento Básico (FTB) durante a Operação Falcão III/ 2018. A atividade envolveu toda equipe operacional do Centro e teve por objetivo a preparação, lançamento e rastreio do foguete, visando o treinamento operacional do Centro e ainda, a obtenção de dados de seus instrumentos para a verificação de desempenho do veículo. A operação, iniciada na última segunda-feira (05/11), contou também com a aferição prévia dos meios de localização e rastreio do CLA, através do Exercício Ícaro III, onde foi realizado o rastreio da aeronave C-98 Caravan em apronto à operação de lançamento.

O lançamento ocorreu às 13h30 pelo horário local (14h30 HBV) e o veículo atingiu 31 quilômetros de altitude máxima em um minuto e 17 segundos. Da plataforma de lançamento no CLA até o local de impacto em mar, o FTB percorreu 11 quilômetros em linha reta. O tempo total de voo do foguete foi de 2 minutos e 44 segundos, sendo rastreado pelos radares Adour e Atlas do CLA, que realizam o acompanhamento de trajetória dos foguetes lançados. Foram coletados dados pelas três antenas de telemedidas do Centro (Stella 43, Stella Secundária e Zodiac), que fornecem informações em voo das condições dos foguetes lançados. Durante a atividade foi realizada a operação assistida com os técnicos responsáveis pela recente revitalização da Antena Stella 43, principal meio de coleta de dados via telemetria do Centro.

“Temos trabalhado intensamente para sempre manter a alta disponibilidade de todos os nossos sistemas e equipamentos, visando operações maiores e mais complexas. Nossa expectativa é que, com os resultados da operação realizada hoje, possamos seguir rumo à realização da Operação Mutiti em atendimento ao Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e à comunidade científica nacional, com o lançamento do foguete VS-30 portando experimentos científicos e tecnológicos”, explicou o Diretor do CLA, Coronel Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti.

O FTB foi o 492º veículo lançado do CLA, em um total de 103 operações realizadas. O lançamento anterior também foi de um FTB, ocorrido há exatamente duas semanas, como parte da Operação Falcão II/ 2018.    

 

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