Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > ACONTECEU - INAUGURAÇÃO DAS OBRAS DE REVITALIZAÇÃO DA ESTRADA DE ACESSO AO MORRO DA IGREJA
Início do conteúdo da página

Na manhã do dia 05 de dezembro de 2019, foi inaugurado o Mirante da Pedra Furada, obra que faz parte do conjunto para revitalização da estrada de acesso ao Morro da Igreja, simbolizada pelo descerramento de uma placa alusiva à obra. A cerimônia contou com a participação de representantes dos diversos setores da sociedade catarinense, entre eles a Dep Fed Carmen Zanotto; o Comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, Gen Bda Ricardo Miranda Aversa; o Comandante do 1º Batalhão Ferroviário (1º BFv), Cel Eng EB Cleber Arruda Machado; o Prefeito de Urubici, Antonio Zilli; o Dep Est Marcius Machado, além de Comandantes militares da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

 

 

O Comandante do CINDACTA II, Cel Av Marcos Kentaro ADACHI, destacou a parceria de sucesso com o Exército Brasileiro, especificamente com o 1º BFv, que, diante de características peculiares da localidade, realizou um trabalho de qualidade, empregando meios de infraestrutura, que permitirão sua utilização por longo tempo, o que atendeu perfeitamente às expectativas. Salientou, ainda, a atenção do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) ao empreendimento, investindo mais de R$ 35.000.000,00 na Vigilância e Controle do Espaço Aéreo.

 

 

Histórico

 

Na localidade do Morro da Igreja, na cidade de Urubici-SC, está em operação um dos radares que integram a cobertura da Região Sul do Brasil, gerenciada pelo Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA II), tendo uma de suas unidades subordinadas, o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Morro da Igreja – DTCEA-MDI, como responsável pela sustentação técnica do acervo lá instalado.

Em operação desde 1987, os meios de radiodeterminação e de telecomunicações são acessados diariamente pelo efetivo por uma estrada sob a responsabilidade do CINDACTA II e que, à época, foi modelo de construção. No entanto, a degradação, com o passar dos anos, e o aumento do tráfego de veículos, devido ao acesso a um dos pontos turísticos de maior relevância na região, a Pedra Furada, tornou o trânsito com elevada possibilidade de risco.

Diante da degradação constante, a partir de 2010, iniciaram-se os trabalhos para revitalização da estrada de acesso ao Morro da Igreja. Em fevereiro de 2018, com um trabalho incansável na consecução dos recursos e, principalmente, em atendimento à legislação ambiental vigente, atendendo todos os parâmetros estabelecidos pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o CINDACTA II, com o apoio decisivo do DECEA, concluiu o projeto há muito almejado, partindo para uma solução, que se mostrou com uma proficuidade digna de destaque, a do 1º Batalhão Ferroviário, unidade do Exército Brasileiro, sediada em Lages-SC.

 

Realização da Obra

 

Uma obra dentro dos mais modernos conceitos, desde a madeira plástica (60% madeira e 40% plástico reciclado), utilizada na construção do mirante da Pedra Furada até o asfalto tipo CAUQ – revestimento responsável por receber e transmitir a carga dos veículos, além de servir de proteção contra o intemperismo, classificação faixa B do DNIT, com 5 cm de espessura, próprio para as condições especiais de clima que ocorrem na altitude do Morro da Igreja.

A revitalização da estrada contou com a execução de bueiros transversais, implantação de sarjetas, reforço de cortinas atirantadas, obras de contenção de encostas, implantação de drenos profundos, recomposição de meio-fio, obras de alvenaria, portal de entrada, mirante do Parque Nacional, recomposição de 2,5 km de pavimento rígido (placas de concreto), 13,6 km de pavimento flexível (asfalto), totalizando 16 km de pavimentação.

 

 

Foram recebidos, com a inauguração, o mirante, o portal de entrada, e 12 dos 16 Km da obra com previsão de entrega em março de 2020. Todas essas melhorias possibilitarão o atendimento da missão dos meios instalados do DECEA, a segurança do Tráfego Aéreo e o fortalecimento da Defesa Aérea, em prol da soberania do espaço aéreo brasileiro, além do fomento ao turismo, divulgando o Parque Nacional de São Joaquim, sob a administração do ICMBio, e ao município de Urubici.

 

 

Seção de Comunicação Social do CINDACTA II

Texto: DTCEA-MDI

Revisão: 2S BMT Julliana Gomes

Fotos: DTCEA-MDI

 

 

Fim do conteúdo da página