Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > ESPORTE - CINDACTA II conquista o pódio na 6ª edição dos Jogos do Programa Forças no Esporte
Início do conteúdo da página

O Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) participou, entre os dias 10 e 13 de dezembro, da 6ª edição dos Jogos do Programa Forças no Esporte (PROFESP). A competição, que a cada ano ocorre em uma região diferente do País, foi coordenada, em 2018, pela 5ª Divisão de Exército e teve como sede o 20º Batalhão de Infantaria Blindado, em Curitiba.

 

 


Dentre as 488 crianças que participaram do evento, 371 realizam as atividades do Programa em unidades do Exército Brasileiro no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e 117 são apoiadas pelo PROFESP do CINDACTA II, coordenado pelo CP R/1 MUS Áureo dos Santos Marcondes.

 

 

Após três dias de competições, os jovens atletas do CINDACTA II, dividos em categorias "A" - de 9 a 11 anos - e "B" - de 12 a 14 anos -, conquistaram sete (7) primeiros lugares dentre as provas individuais e coletivas. As modalidades disputadas foram cabo-de-guerra, futset, futebol de salão, corrida de orientação e atletismo (revezamento 4 x 100m, 2 x 500m, 80m livres, salto em distância e lançamento de pelota).

A cerimônia de premiação ocorreu na última quinta-feira (13) e contou com a participação do Ten Cel Int Marco Haroldo Akio Odam, Chefe do Grupamento de Apoio de Curitiba (GAP-CT), que realizou a entrega das medalhas e troféus aos competidores, além do Ten Cel R/1 Eduardo Temporin, do CINDACTA II.

 
 

 
Segundo o Cap Marcondes, "os Jogos do Programa Forças no Esporte constituem um momento muito importante para a construção dessas crianças e jovens. Mais que um acolhimento, foi um momento de pregar o respeito, a disciplina e mostrar a eles o quão importantes eles são para o Brasil, para Deus e para a Pátria. Eles se sentem bastante motivados. Nós saímos da competição e eles já perguntaram quando e onde seriam as próximas competições. Eles nunca mais serão os mesmos!".

 


 

Questionado sobre a importância dos Jogos na formação dos jovens, o Coordenador  do PROFESP no CINDACTA II afirmou: "Quando a gente faz um congraçamento esportivo, uma competição que envolva vários núcleos do PROFESP, nós damos a oportunidade para que eles ampliem seu conhecimento e suas potencialidades são colocadas à prova. Eles também aprendem a compartilhar da humildade de aceitar a derrota, de saber que a vida não se faz somente de vitórias.  Isso traz mudanças para a vida familiar, escolar e para a comunidade onde eles estão inseridos. Essas competições permitem também que eles ampliem seus horizontes e conheçam outros lugares, pois muitos vêm de outros estados e nunca tinham viajado. "

 

 

A próxima edição dos Jogos do Programa Forças no Esporte ocorrerá, em 2019, na cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

 

 

Programa Forças no Esporte – PROFESP

 

O PROFESP é desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha, do Exército e da Força Aérea Brasileira, e em parceria com os Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social e Agrário. O quantitativo atual é cerca de 25.000 jovens assistidos pelo Programa.

É uma ação voluntária dos Comandantes das Organizações Militares para a inclusão de crianças carentes, que tem por objetivo dar oportunidade de acesso ao esporte e ao lazer, além de propiciar atividades culturais e educacionais, promovendo os valores da ética, da disciplina e da cidadania.

No CINDACTA II, o Programa teve início em 2015 com a participação de 100 crianças e hoje atende a 500 beneficiários da rede pública de ensino nos turnos matutino e vespertino.

 

 

Seção de Comunicação Social do CINDACTA II
Texto: 3S BMT Julliana Gomes
Revisão: 2S SAI Lutcha
Fotos: Arquivo PROFESP e Exército Brasileiro

Fim do conteúdo da página