Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > Menu superior > CIAAR realiza solenidade militar alusiva ao aniversário de Santos-Dumont
Início do conteúdo da página

 

O CIAAR realizou, no dia 20 de julho (quinta-feira), a solenidade militar alusiva ao Aniversário de 144 anos de nascimento de Marechal do Ar Alberto Santos-Dumont, Patrono da Aeronáutica.

Durante a cerimônia, seis agraciados receberam a “Medalha Mérito Santos-Dumont”, instituída em homenagem ao espírito do imortal brasileiro Alberto Santos-Dumont, por ocasião das comemorações do cinquentenário do primeiro vôo do 14-Bis, o “mais pesado-que-o-ar”. A medalha é uma distinção concedida a militares das Forças Armadas nacionais e estrangeiras que se destacaram no exercício de sua profissão e aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham prestado notáveis serviços à instituição.

Para o Suboficial Músico Cleber Nogueira da Mota, Encarregado da Seção de Inteligência do CIAAR e Presidente do Centro Social dos Suboficiais e Sargentos da Aeronáutica de Belo Horizonte, “nestes 33 anos de serviço, ser agraciado com a Medalha é motivo de orgulho e ao mesmo tempo a sensação de ter cumprido a missão da carreira militar. Agradeço a todos os chefes e pares que contribuíram para que eu chegasse até aqui. Meu muito obrigado à FAB”.

Na Ordem do Dia alusiva à data, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, ressaltou: “Celebrar o nascimento do Patrono da Aeronáutica Brasileira é enaltecer sua inventividade e seu destacável conhecimento técnico. Atributos que, somados, são tão relevantes quanto o legado que seus inventos acrescentaram à humanidade. Santos-Dumont nos impulsionou aos céus e cabe a nós dar prosseguimento a seu espírito, não aceitando e combatendo qualquer possibilidade de frustração da nossa determinação de sermos um País de vanguarda no desenvolvimento tecnológico.”

Os agraciados com a Medalha Mérito Santos-Dumont 2017 foram: Suboficial Músico Cleber Nogueira da Mota, Suboficial Mecânico de Aeronave Marcelo Magno de Castro, Suboficial Controlador de Tráfego Aéreo Rogério Orphéu, Suboficial Básico em Estrutura e Pintura Carlos Cesar Rente a Silva, Primeiro Sargento Taifeiro Arrumador Igor Martins Valadares, Primeiro Sargento Controlador de Tráfego Aéreo Marcelo José Francisco.

O Comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Ivan Moysés Ayupe, ressaltou a importância do feito do mineiro Alberto Santos-Dumont para o mundo, colocando o Brasil em destaque. Da mesma forma, a Força Aérea Brasileira aproveita essa marcante data para homenagear e reconhecer os bons serviços prestados à Força Aérea pelos militares da Guarnição da Aeronáutica de Belo Horizonte que se distinguiram no exercício de sua profissão.

 

Fim do conteúdo da página