Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > CIAAR forma 163 novos Oficiais
Início do conteúdo da página

O CIAAR realizou nessa sexta-feira (20/05) a tradicional cerimônia militar de entrega de espadas, que marca a nomeação de 163 oficiais após concluírem o Curso de Adaptação Militar da Força Aérea Brasileira (FAB), sendo 82 integrantes do Curso de Adaptação de Médicos da Aeronáutica (CAMAR), 16 do Curso de Adaptação de Dentistas da Aeronáutica (CADAR), 5 do Curso de Adaptação de Farmacêuticos da Aeronáutica (CAFAR), 43 do Estágio de Adaptação de Engenheiros da Aeronáutica (EAOEAR) e 17 do Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio (EAOAP).

A solenidade foi presidida pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, Diretor-Geral do Departamento de Ensino da Aeronáutica e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares da Capital Mineira.
Em suas palavras de congratulação aos novos Oficiais da turma “Titanium”, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, ressaltou que “a partir desta data, possuidores de uma vasta bagagem adquirida neste intenso curso de formação, cada um dos senhores e senhoras irão compor efetivos com tarefas e atividades diversas, mas com o único e primordial objetivo de contribuir para o fortalecimento de uma Força Aérea que avança a cada dia.” E completou o Tenente-Brigadeiro Rossato, agradecendo ao efetivo do CIAAR: “Os primorosos trabalhos de cada membro desta Organização possibilitaram que a grade curricular fosse cumprida conforme as orientações de nosso Departamento de Ensino e, também, que os estagiários recebessem o suporte necessário que lhes permitiu galgar com sucesso esta conquista.”
O primeiro colocado da turma “Titanium”, 1º Tenente Serviços Jurídicos Webert Leandro Barreto da Silva, do Quadro dos Oficiais de Apoio, recebeu o “Prêmio Força Aérea Brasileira”, e o “Prêmio Honra ao Mérito do Ministério da Defesa”, concedidos aos alunos primeiros colocados nas escolas de formação das Forças Armadas. “Ser o primeiro colocado é de grande valia para a minha carreira profissional na caserna. Foi uma luta diária, dias e noites de estudos e abnegação, contemplada com louvor e sucesso. O curso foi espetacular, o aprendizado foi de suma relevância principalmente quanto à liderança, que é o cerne de tudo.”, disse o Tenente.

O que é o Curso de Adaptação Militar?
Com duração de 18 semanas, o Curso de Adaptação Militar compreende instruções de armamento, munição e tiro, atividades de campanha, conceitos de chefia e liderança, comunicação oral, elaboração de documentos oficiais e treinamento físico. Os novos oficiais foram designados para servir nas localidades escolhidas no ato da inscrição do concurso, obedecendo à classificação final obtida durante o curso de formação.

Fim do conteúdo da página