Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > CIAAR promove cerimônia de entrega da Medalha Ordem do Mérito Aeronáutico, em Lagoa Santa
Início do conteúdo da página

Solenidade marca o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira

   Em comemoração ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), a Guarnição de Aeronáutica de Belo Horizonte (GUARNAE-BH) realizou, na manhã desta quarta-feira (23/10), no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Lagoa Santa (MG), a entrega da Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA) a 13 agraciados.
A comenda, que foi entregue na mesma data em diversas cidades do Brasil, é concedida a civis e militares pelo reconhecimento a serviços prestados à FAB e ao país. Entre os agraciados de 2019 estão o Governador do Estado de Minas Gerias, Romeu Zema e o Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar Mário Sérgio Rodrigues da Costa.
  “A Ordem do Mérito Aeronáutico é a maior comenda da Força Aérea Brasileira. Nesse dia procuramos distinguir personalidades e exaltar aquele que, como Santos Dumont, souberam perseverar na busca e na realização de um sonho, com vistas ao bem comum” destacou o Comandante do CIAAR.

 Data Comemorativa
O dia 23 de outubro foi instituído como o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira por ser a data em que Alberto Santos-Dumont realizou o primeiro voo com o 14 Bis, o mais pesado que o ar. O fato histórico ocorreu no Campo de Bagatelle, em Paris, em 23 de outubro de 1906, quando o brasileiro percorreu 60 metros em sete segundos, voando a uma altura de dois metros do solo.

 Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico

Criada pelo Decreto-Lei nº 5.961, de 1º de novembro de 1943, regulamentada pelo Decreto nº 3.446, de 4 de maio de 2000, é uma distinção concedida:  aos militares da Força Aérea Brasileira que tenham prestado notáveis serviços ao País, ou se hajam distinguido no exercício de sua profissão; aos militares das Forças Armadas Nacionais e Estrangeiras que se tornaram credores de homenagem da Nação Brasileira e, particularmente, da Aeronáutica;  aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que se destacaram nas suas áreas de atuação a serviço da Nação Brasileira; e  às Corporações Militares e Instituições Civis, Nacionais ou Estrangeiras, suas Bandeiras ou Estandartes, por serviços ou ações que as recomendem ao reconhecimento da Nação Brasileira e, de modo particular, ao da Aeronáutica.Graus: Grã-Cruz;Grande Oficial; Comendador; Oficial e Cavaleiro.

 Agraciados
Governador Romeu Zema Neto (Grande-Oficial)
Senhor Edson Moreira da Silva (Grande-Oficial)
Brigadeiro do Ar Mário Sérgio Rodrigues da Costa (Comendador)
Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani (Comendador)
Coronel Aviador Marcus Vinicius de Mello Takahashi (Cavaleiro)
Coronel Aviador Claudio Luis da Silva Nishio (Cavaleiro)
Major Marcelo Pereira Lopes (Cavaleiro)
Suboficial  Alexsandro Emmy Moura (Cavaleiro)
Suboficial Carlos Cesar Rente da Silva (Cavaleiro)
Suboficial Adriano Geraldo Antunes Lima (Cavaleiro)
Suboficial Marcelo Lopes de Araújo (Cavaleiro)
Senhor Marcos Moretzsohn Renault Coelho (Oficial)

 Fotos: S2 Talisson e S2 Ramon   

    

     

   

 

Fim do conteúdo da página