Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > CIAAR comemora 36 anos formando líderes
Início do conteúdo da página

O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) realizou nesta sexta-feira (27/09), na nova sede, em Lagoa Santa, a cerimônia militar em comemoração aos 36 anos da Unidade. Ao longo de sua história o CIAAR promoveu a adaptação militar de mais de 8 mil oficiais da Força Aérea brasileira (FAB).

 A solenidade foi presidida pelo Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar José Magno Resende de Araujo, acompanhado pelo Brigadeiro do Ar Mário Sérgio Rodrigues da Costa, Comandante do CIAAR, e prestigiada por outras autoridades militares e civis da região metropolitana da Belo Horizonte.  

Durante a cerimônia cerca de 60 oficiais e graduados, pertencentes aos efetivos do CIAAR e do Esquadrão de Saúde de Lagoa Santa (ES-LS), foram agraciados com medalhas militares de ouro, prata e bronze. Criada em 1901, a Medalha Militar destina-se a recompensar os bons serviços prestados por oficiais e praças da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, em serviço ativo.

O Suboficial Sérgio Alessandro Pessôa, servindo no CIAAR há 8 anos, recebeu a Medalha Militar de Ouro (30 anos de serviço ativo), e expressou seu sentimento: “Gratidão. Tudo que tenho hoje, é graças à Força Aérea Brasileira. Estou muito feliz com o recebimento da medalha, pois sei que, com isso, inspiro a meus filho e outras pessoas a darem sempre o melhor de si”.

Houve também a entrega do título de “Membro Honorário da Força Aérea”, que tem o objetivo de homenagear personalidades e instituições que prestaram valiosa colaboração às Organizações Militares do Comando da Aeronáutica.

Foram homenageados o Procurador-Chefe da Procuradoria da União do Estado de Minas Gerais Max Casado de Melo; o Consultor Jurídico da União no Estado de Minas Gerais, Anderson Moraes Diniz; o Comandante da 8ª Companhia Independente de Policiamento de Lagoa Santa, Tenente-Coronel da Polícia Militar de Minas Gerais Élcio Silva Machado; a Agente de Relacionamento com Clientes Especiais do Poder Público na CEMIG, Magna Eduarda Da Silva e Adjunto de Comando da 4ª Região Militar, Subtenente do Exército Brasileiro Renato Fernandes de Souza.

O evento ainda contou com uma homenagem a três militares da Polícia Militar de Minas Gerais - Coronel Luciene Magalhães de Albuquerque, Tenente-Coronel Dulcineia Maria Barros Tristão e Janete Parreiras Campelo - que foram designadas, em 1982, para apoiar na missão de formar as graduadas das primeiras turmas do Centro de Instrução de Graduados da Aeronáutica (CIGAR), Unidade precursora do CIAAR, em Belo Horizonte.

Em suas palavras, o Comandante do CIAAR ressaltou a importância da Unidade para a Força Aérea Brasileira (FAB): "Foram mais de 8 mil oficiais formados nesta Escola, que atinge sua maturidade com a sabedoria própria dos anos vividos. Médicos, dentistas, farmacêuticos, especialistas, temporários, convocados, que saíram daqui para equipar a nossa Força com suas habilidades e, sobretudo, promover a vivência dos valores aqui incutidos e aprendidos. Na prática, buscar no dia a dia viver o lema do CIAAR: ser, saber, agir e liderar, condições básicas a serem desempenhadas pelos nossos oficiais".
Fotos: Sd Talisson / Sd De Melo

Autoridades que prestigiaram a solenidade


Suboficial Alessandro: 30 anos de serviço à Força Aérea Brasileira


Integrantes da PMMG que fizeram parte do efetivo pioneiro do CIGAR


Comandante da Cia Independente de Lagoa Santa é o novo Membro honorário da FAB

Fim do conteúdo da página