Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Militares da GUARNAE-BH participam do Desfile da Independência na capital mineira
Início do conteúdo da página


Cerca de 400 militares da Guarnição de Aeronáutica de Belo Horizonte (MG) participaram, na capital mineira, do desfile cívico-militar do 7 de Setembro, tradicionalmente realizado na Avenida Afonso Pena.

O 7 de setembro é uma grande oportunidade para todos os cidadãos brasileiros demonstrarem seu amor e devoção à sua pátria, à sua terra. É um autêntico ato de civismo e cidadania no qual são cultuados os símbolos nacionais, como a Bandeira e o Hino, em uma cerimônia na qual é elevada a memória da independência no nosso país, do nosso Brasil, da nossa Nação”, ressaltou o Comandante da Guarnição de Aeronáutica de Belo Horizonte, Brigadeiro do Ar Mário Sérgio Rodrigues da Costa. “A participação de todos é mais que um ato cívico, é a manifestação mais sincera e mais verdadeira pelo apreço de pertencer a uma nação livre e soberana”, concluiu o Oficial General.

A tropa, composta por 7 grupamentos, foi comandada pelo Coronel Aviador André Gustavo de Souza Curityba e desfilou ao som da Banda de Música “Asas de Minas”, do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR).

Destaque para o grupamento que representou o combatente nas diversas missões operacionais, chamando a atenção do público. Os militares trajaram uniforme de voo, utilizado no exercício das atividades aéreas, uniforme de serviços técnicos especializados de saúde e uniforme empregado em ações de controle de distúrbios.

Apaixonada pela Força Aérea, a 1º Tenente Médica Thaciana Abreu Machado Lomeu fez questão de participar do desfile, no Grupamento Feminino, e ainda levou a família para vivenciar a comemoração de uma das datas mais importantes do país. “O Desfile da Intendência torna-se ainda mais especial nesse contexto de retorno ao movimento do patriotismo, de valorização da nossa bandeira e dos símbolos nacionais. Trazer nossos trigêmeos aqui, com a farda feita pela avó, é um momento único e ficará marcado em nossas vidas. Fizemos parte desse momento histórico bonito, de amor ao nosso verde amarelo”, acrescentou Júlio César Faria Lomeu, esposo da tenente Thaciana.

 


 

 


A Bandeira Nacional, símbolo máximo da nação brasileira, foi a grande homenageada na cerimônia realizada nesta sexta-feira (26), às 10h, na Praça da Bandeira, em Belo Horizonte. Nesta ocasião, coube à Guarnição de Aeronáutica de Belo Horizonte a responsabilidade de realizar a cerimônia cívico-militar de hasteamento do Pavilhão Nacional.


 

Fim do conteúdo da página