Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > GUARNAE-BH realiza cerimônia de troca da Bandeira em Belo Horizonte
Início do conteúdo da página


A Bandeira Nacional, símbolo máximo da nação brasileira, foi a grande homenageada na cerimônia realizada nesta sexta-feira (26), às 10h, na Praça da Bandeira, em Belo Horizonte. Nesta ocasião, coube à Guarnição de Aeronáutica de Belo Horizonte a responsabilidade de realizar a cerimônia cívico-militar de hasteamento do Pavilhão Nacional.

A tradicional troca da bandeira é realizada mensalmente com a participação e organização do Exército Brasileiro, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar de Minas Gerais, Corpo de Bombeiros Militar e Prefeitura de Belo Horizonte, representada pela Belotur,  BHTrans e Guarda Municipal, e tem o objetivo de resgatar a tradição aos cultos cívicos e símbolos nacionais.
A cerimônia teve a presença do Comandante da Quarta Região Militar, Gen Div Altair José Polsin, do Comandante da Guarnição de Aeronáutica de Belo Horizonte, Brig Ar Mário Sérgio Rodrigues da Costa e dos Comandantes das Unidades da GUARNAE-BH.

A dentista Vanessa Ferreira Campos Serrano (44) que prestigiou o evento junto com as suas duas filhas, afirmou “sempre achei o patriotismo um sentimento nobre e acho bonito cerimônias como essa, mas nunca tive a oportunidade de participar. Se eu soubesse teria vindo outras vezes”.

A cerimônia

Em 1997, ano de comemoração do centenário de Belo Horizonte, a Praça da Bandeira recebeu um novo desenho arquitetônico com o objetivo de consolidar o local como marco cívico da capital. E para tal, criou-se, então, a cerimônia de troca da Bandeira Nacional.

  

Fim do conteúdo da página