Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Portões Abertos do PAMA-LS atrai 30 mil pessoas na Grande BH
Início do conteúdo da página

Apresentação da Esquadrilha da Fumaça foi destaque do evento

O Portões Abertos promovido pela Guarnição de Aeronáutica de Belo Horizonte,  realizado no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS), neste domingo (30/09), reuniu mais de 30 mil pessoas de diversas cidades da região metropolitana de Belo Horizonte. Além da exposição e demonstração aérea de aeronaves militares e civis, o destaque ficou por conta da apresentação da Esquadrilha da Fumaça.

O Diretor do PAMA-LS, Coronel Aviador Edgard Vale Ribeiro, acredita que o evento é uma grande oportunidade para a Força Aérea Brasileira (FAB) se aproximar da comunidade. “O Portões Abertos 2018 foi um sucesso desde a abertura dos portões, às 9 horas, quando um grande público já estava na expectativa de participar das atrações. Vi estampado no rosto das pessoas a felicidade de retornar ao Parque depois de 6 anos, poder ver as aeronaves e interagir com a comunidade não só militar, como aeronáutica, que tem um grande carinho pela população de Belo Horizonte e seu entornos. Isso compensa o trabalho de mostrar para a sociedade o que a Guarnição faz. Fica o desafio para os próximos eventos.”


Durante todo o dia, o público conferiu de perto as atividades desenvolvidas pela Força Aérea Brasileira (FAB) e tirou dúvidas sobre formas de ingresso nos estandes das Escolas de Formação.  Além do avião C-130 Hércules e do helicóptero AH-2 Sabre, mais de 20 aeronaves ficaram em exposição estática e de hora em hora diferentes atrações aéreas – sobrevoos acrobáticos, lançamento de paraquedistas e apresentação de rapel – animavam os presentes.

A programação ainda incluiu exposição de motos e carros antigos, apresentações teatrais, feira de artesanato, exibição de veículos blindados, esquadrão antibombas e cães adestrados da Polícia Militar de MG, brincadeiras para crianças e orientações médicas-odontológicas.

A principal atração ficou para o final da tarde.  O público vibrou com as acrobacias das aeronaves A-29 Super-Tucano da Esquadrilha da Fumaça. Foram mais de 30 minutos de manobras no céu de Lagoa Santa. A demonstração deixou o fotógrafo, Danilo Stanislau, 19 anos, impressionado. “Sou apaixonado pela Esquadrilha da Fumaça. Desde 2007, quando assisti à apresentação pela primeira vez, acompanho o trabalho dos pilotos pela internet e nas redes sociais. As manobras são fantásticas, principalmente as executas pelo piloto número 7”, ressaltou o jovem.

Redação: Tenente Paula Drumond
Fotos: Cel Curityba / Sd Jessé / Sd Dutra / Sd Ramon

 

Fim do conteúdo da página