Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > CIAAR: 35 anos capacitando pessoas para o desempenho da função como oficial na Força Aérea Brasileira.
Início do conteúdo da página


Unidade formou cerca de 8 mil oficiais, de diversas especialidades, para atuar de norte a sul do Brasil.
O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) realizou nesta quarta-feira (26/09), em Belo Horizonte, a cerimônia militar em comemoração aos 35 anos da Unidade. Ao longo de sua história o CIAAR promoveu a adaptação militar de cerca de 8 mil oficiais da Força Aérea brasileira (FAB).

A solenidade foi presidida pelo Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar Mário Sérgio Rodrigues da Costa e prestigiada pelo Comandante da Quarta Região Militar General de Divisão Henrique Martins Nolasco Sobrinho, dentre outras autoridades civis e militares da capital mineira.
Em suas palavras o Comandante da Unidade, ressaltou a importância do CIAAR para a Força Aérea Brasileira (FAB). “Ao longo desses 35 anos de existência, novos cursos foram incorporados, outros remodelados e até mesmo cancelados, mas a visão de se tornar uma escola de excelência na Aeronáutica e a missão de capacitar pessoas para o desempenho da função como Oficial subalterno e intermediário na FAB foram mantidos”, afirmou.
Durante a cerimônia foram entregues medalhas militares de prata e bronze para oficiais e graduados que completaram 20 e 10 anos de serviços prestados à FAB. Criada em 1901, a Medalha Militar destina-se a recompensar os bons serviços prestados por oficiais e praças da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, em serviço ativo. O evento ainda contou com a tradicional entrega do título de “Amigo do CIAAR”, que tem o objetivo de homenagear personalidades e instituições que prestaram valiosa colaboração à Unidade.
Militares do efetivo também foram homenageados com o prêmio Militar Padrão pelo exemplo de profissionalismo, comprometimento e competência demonstrados no exercício de suas funções. O Segundo Sargento Serviço de Guarda e Segurança Fábio Cunha Guimarães e o Cabo Serviços Administrativos Rodrigo Marçal Meneses, receberam, respectivamente, os prêmios Graduado e Praça Padrão do CIAAR do ano de 2018. O Brigadeiro Mário ressaltou a importância do exemplo dos militares agraciados para o efetivo. “Vocês foram reconhecidos pelo efetivo, uma distinção única que gera mais responsabilidade. Parabéns! Sejam modelos! Estamos precisando disso.”
Durante o desfile militar, em clima de despedida, a tropa cantou a Canção do CIAAR, letra e música do Tenente Paulo Rezende, regente da Banda de Música “Asas de Minas. Essa foi a última formatura realizada em Belo Horizonte. Em breve, será inaugurada a nova sede do CIAAR no município de Lagoa Santa (MG).
“É uma satisfação muito grande estar aqui, hoje, participando dos 35 anos do CIAAR. Vivenciei o nascer, a adolescência e a maturidade dessa importante Organização de Ensino da Força Aérea Brasileira e muito me orgulho de fazer parte da sua história. Rogo ao Criador para que os novos ventos tragam a renovação de espírito necessária para o contínuo sucesso do CIAAR”, afirmou o Segundo Sargento Wladimir, que está na Unidade desde 1978 quando a Unidade ainda era o Núcleo de Base Aérea de Belo Horizonte.
Foram agraciados com a Medalha Militar
Medalha de Prata
Suboficial Serviço de Guarda e Segurança Edson Duarte Pinto;
Terceiro Sargento Serviços Administrativos Charles Frederico Nunes Caixeta;
Medalha de Bronze
Alunos do Curso de Formação de Oficiais Especialistas:
Mário Cesar da Silva
Marília Gusman Thomazi Pavani
Gabriella Larissa de Oliveira Pacheco de Souza
Aline de Oliveira Dias Bonfim
Fabrício Piazenski
Primeiro Sargento Músico Levy Mateus de Oliveira Júnior;
Segundo Sargento Básico em Mecânica de Aeronaves Philipe de Almeida Gomes Firmino;
Segundo Sargento Músico Wesley Silveira Coelho;
Segundo Sargento Serviço de Guarda e Segurança Ezequiel Santos de Medeiros;
Segundo Sargento Básico em Equipamento de Voo Daniele Bertolin Duarte
Cabo Serviço de Guarda e Segurança Iule Ornelas de Souza
Agraciados com o título de “Amigo do CIAAR”
Tenente-Coronel Comunicações Lenilson Celestino Da Silva Júnior, Assessor do Comando da 4ª Região Militar
4ª Companhia de Comunicações Leve do Exército Brasileiro, representado pelo Major Comunicações Jorge Carvalho Nakamura
Luciana Aparecida Sanglard, Coordenadora Comercial da Infraero no Aeroporto Carlos Drumond de Andrade – Pampulha, BH

Autoridades que prestigiaram o evento

O Graduado e o Praça Padrão

Os Amigos do CIAAR

A tropa do CIAAR

Fim do conteúdo da página