Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Alunos do CIAAR visitam Manaus
Início do conteúdo da página


Cerca de 100 alunos do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) participaram, na última semana, de uma visita de instrução a Manaus (AM). A viagem teve como objetivo proporcionar aos estagiários o conhecimento de diferentes ambientes de trabalho no contexto da Força Aérea Brasileira.

O grupo, formado por alunos do Curso de Adaptação de Médicos, Dentistas e Farmacêuticos (CAMAR; CADAR; CAFAR), do Estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros (EAOEAR), do Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio (EAOAP) e do Estágio de Instrução e Adaptação para Capelães (EIAC), chegou à capital amazonense na última terça-feira (01/05) e permaneceu na cidade até sábado (05/05).
Os estagiários visitaram organizações da Guarnição de Aeronáutica de Manaus como o Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA 4), o Hospital de Aeronáutica de Manaus (HAMN),  o Segundo Grupo de Defesa Antiaérea (2º GDAAE), dentre outros. A viagem ainda incluiu palestras sobre a missão do Comando da Aeronáutica e da Marinha do Brasil na Amazônia, sobre o Centro de Instrução de Guerra na Selva, sobre Saúde na Selva, por exemplo.

A estagiária Rafaela Silva Rezende e Lima, primeira colocada da turma Carcará, falou sobre a importância da viagem de estudos para a formação dos futuros oficiais da Força Aérea.  “A viagem nos permitiu conhecer a atuação da Força Aérea na região da Amazônia Ocidental e sua operacionalidade nas ações de controle e defesa do espaço aéreo e missões de integração e de misericórdia, por exemplo. Além disso, nas visitas a unidades do Exército e da Marinha observamos, na prática, a importância da interoperabilidade entre as Forças Armadas. O Brasil é um país continental, portanto, é essencial que os futuros oficiais conheçam a forma de atuação das Forças Armadas nas localidades mais distantes dos grandes centros, tendo em vista a necessidade da integração nacional.”


Visita ao CINDACTA IV

Visita ao Esquadrão Harpia

Visita às Organizações da Marinha do Brasil

Fim do conteúdo da página