Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias
Início do conteúdo da página

Na última sexta-feira (15/03), foi realizada a solenidade de passagem de cargo de Comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), do Brigadeiro do Ar José Henrique Kaipper para o Coronel Aviador Alexandre Avellar Leal. A cerimônia foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga, e contou com a presença de Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira (FAB), entre outras autoridades militares e civis.

O Ato de Passagem de Comando foi presidido pelo Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, que parabenizou o Brigadeiro Kaipper por ter cumprido sua missão e desejou boas-vindas ao Coronel Avellar. “Hoje vivemos um capítulo especial e marcante. Novamente afirmo que o momento de transmissão de liderança, é fundamental para o desenvolvimento de uma Instituição moderna e com olhar voltado ao futuro. É através dessa alternância de comando que, sob uma nova ótica e perspectiva, torna-se possível aprimorar processos e desenvolver novas capacidades e conhecimentos que possibilitam a execução do planejamento estratégico da Força e resultam na estabilidade e nas boas práticas da Gestão Pública.”, discursa.

No discurso de despedida, o Brigadeiro Kaipper ressaltou o desafio de comandar a Organização Militar, fez agradecimentos e desejou as boas-vindas ao seu sucessor e família. “Não vou dizer meus comandados, mas sim meus amigos que estiveram comigo na gerência, na assessoria e, com sinergia, trabalharam ao meu lado no dia a dia para mantermos a busca pela perfeição. Meu reconhecimento, reverência e admiração. Encerro minha oratória deixando umas palavras para o meu amigo de longa data, Cel Avellar: A missão que te espera vai exigir, mas é justamente pela competência que lhe foi confiada”, disse o Oficial-General.

Na ocasião, também, foi realizado o descerramento da fotografia do Comandante substituído na Galeria de Comandantes do CIAAR. Oportunidade em que o Brigadeiro Kaipper entregou ao Coronel Avellar o distintivo da Organização Militar.

Novo Comandante

O Coronel Aviador Alexandre Avellar Leal é natural da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Ingressou na Força Aérea Brasileira em 14 de fevereiro de 1989. Foi declarado Aspirante-a-Oficial em 1º de dezembro de 1995 e promovido ao atual posto em 25 de dezembro de 2017. Antes de assumir o cargo de Comandante do CIAAR, ocupou o cargo de Chefe da 1SC3 do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER).

 

 
Os militares atuarão nas diversas Organizações da FAB distribuídas pelo país

 

O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), localizado em Lagoa Santa (MG), realizou, nessa quinta-feira (07/12), a solenidade militar de formatura de 132 novos Oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB). Eles são oriundos do Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF) do ano de 2023 – Turma Mollitiam.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, que foi recebido pelo Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar José Henrique Kaipper. Também prestigiaram a solenidade Chefes e Diretores de Organizações Militares da Aeronáutica.

Em suas palavras, o Tenente-Brigadeiro Damasceno parabenizou a turma formada por militares que já compunham a Força como Graduados. “A partir de hoje, vocês dão início a uma nova e crucial etapa em suas carreiras. A platina, que, agora, repousa em seus ombros, não é apenas um distintivo, é um símbolo carregado de significado, que traz consigo o peso da responsabilidade de liderar homens e mulheres na incansável busca pela elevação da Bandeira brasileira e pela honrosa projeção do nome de nossa instituição. Parabéns, Turma Mollitiam! Parabéns à Força Aérea Brasileira, sempre presente, onde o Brasil precisar!”, disse.

“Como Comandante do CIAAR, sinto-me honrado porque, hoje, cumprimos nossa missão de formar mais 132 oficiais, que vão estar espalhados pelo Brasil inteiro. Tenho certeza que terão pleno êxito onde estiverem porque entenderam a missão que eles têm e a liderança que vão desenvolver”, declarou o Brigadeiro do Ar Kaipper. 

A primeira colocada da turma, Tenente Especialista em Serviços Administrativos Tatiana Siqueira Sôares, recebeu, das mãos do Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, o Prêmio Força Aérea Brasileira. Já o Prêmio de Honra ao Mérito do Ministério da Defesa foi entregue pelo Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic. A Tenente recebeu, ainda, das mãos do Comandante da Aeronáutica, a espada e a imposição da Medalha Eduardo Gomes Aplicação e Estudo. As recompensas são concedidas aos alunos primeiros colocados nas escolas de formação.

“É uma grande honra representar a Turma Mollitiam, somos 132 resilientes, cada um com a sua história, suas particularidades, e o mais recompensador é receber o reconhecimento da turma por todos os percalços e imprevistos que me trouxeram até aqui. Espero, de coração, estar à altura desse privilégio”, disse a 01 da turma. 

O Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, fez questão de participar da cerimônia. “Esse dia é importante não só para esses Graduados, que, agora, ascendem ao posto de Oficiais, mas também para a Força Aérea Brasileira, que está recebendo profissionais que vão compor uma gama infinita de liderança no nosso país já com a experiência de Graduado”, declarou.

A cerimônia contou, ainda, com a entrega da espada aos demais formandos pelos padrinhos e madrinhas, com o compromisso prestado pelos formandos perante a Bandeira Nacional e com o desfile da tropa em continência ao Comandante da Aeronáutica e o tradicional "fora de forma".

A Turma de 2023, cujo Estágio foi realizado no período de 04/09 a 07/12, foi composta por estagiários das especialidades de Aeronaves (ANV), Armamento (ARM), Comunicações (COM), Controle de Tráfego Aéreo (CTA), Fotografia (FOT), Guarda e Segurança (GDS), Meteorologia (MET), Música (MUS), Serviços Administrativos (SVA), Serviços de Informações Aeronáuticas (SIA), Serviços de Engenharia (SVE), Serviços Hospitalares (SVH), Serviços de Manutenção (SVM), Suprimento Técnico (SUP).

Clique aqui e assista ao vídeo da matéria.

Fotos: Sargento P. Silva / CECOMSAER
Vídeo: Sargento Renata / CECOMSAER

 
ENCONTRO DE GESTORES - 5° Encontro de Gestores do Comando-Geral do Pessoal
 
Entre os dias 19/09 e 22/09, 120 militares de diversas organizações se reuniram para discutir a gestão de recursos humanos

Gestores do Comando-Geral do Pessoal (COMGEP) da Força Aérea Brasileira (FAB) se reuniram com o objetivo de alinhar conhecimentos e experiências estratégicas para aprimorar a gestão de pessoal na Instituição. Em sua quinta edição, o encontro é realizado uma vez por ano e, em 2023, ocorreu no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), localizado em Lagoa Santa (MG), reunindo cerca de 120 militares de diversas organizações militares de todo o Brasil.

O Comandante do COMGEP, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, destacou a importância de se realizar eventos dessa natureza, principalmente pela troca de experiência e alinhamento com as diretrizes do Comando da Aeronáutica. “É uma forma de averiguarmos como andam nossas diretrizes e, a partir desse momento, avaliarmos os nossos resultados e nos orientarmos de acordo com o que deve ser cumprido e como deve ser cumprido, baseado nas ações de Força Aérea. Para isso, diversas reuniões gerais e em grupos menores foram realizadas para que pudéssemos obter informações que, posteriormente, foram debatidas em auditório”, explicou. 

O evento teve como foco principal a discussão sobre recursos humanos e gestão nas organizações militares, além de explorar estratégias para o incremento na área de saúde dentro das instituições militares. Assim, o papel da Diretoria de Saúde (DIRSA) foi evidenciado. O Diretor da DIRSA, Major-Brigadeiro Médico Cloer Vescia Alves ressaltou que a Organização tem um papel de protagonismo, uma vez que são mais de 92 mil vidas pertencentes ao Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU).

“Esse encontro é uma oportunidade ímpar para que não apenas os profissionais de saúde, mas os demais possam interagir com a área, em prol da melhoria contínua, o que no SISAU é fundamental pela possibilidade de inovação e incremento”, comentou.

A atividade de ensino também fez parte dos debates, salientando a importância das atividades acadêmicas na formação dos militares da Força Aérea. Assim, segundo o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major - Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, a reunião foi muito proveitosa, pois foi possível rever as diretrizes de Comando do COMGEP e o andamento das tarefas e das ações relacionadas à modernização do ensino. “A integração e as boas práticas com todas as diretorias fez com que a missão fosse concluída com eficiência”, afirmou.

Outra pauta relevante diz respeito à criação dos Serviços de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica (SEREP), uma vez que 34 mil militares são formados, por ano, nestas organizações. Dessa forma, o Diretor de Administração do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão, falou sobre a essencialidade do evento não apenas pela fundamental troca de experiências, mas pela oportunidade de ter os ‘SEREPs’ participando, uma vez que pode-se discutir vários aspectos referentes ao serviço militar, principalmente os referentes à formação dos militares temporários.

 

A presença do Comandante da Aeronáutica: “Missão é capital. Humanos são inegociáveis!”

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno esteve presente no encerramento do Encontro de Gestores do COMGEP e, ministrou palestra acerca dos assuntos apresentados, destacando a importância da gestão eficaz dos recursos humanos para o sucesso das operações da FAB.

Durante sua apresentação, o Tenente-Brigadeiro Damasceno destacou a relevância de se manter um corpo de pessoal altamente qualificado e motivado. Ele enfatizou a necessidade de investir em treinamento contínuo, aprimoramento profissional e promoção de um ambiente de trabalho saudável e inclusivo. "Nossos recursos humanos são a espinha dorsal de nossa força aérea. Devemos cuidar de nossos profissionais para alcançarmos excelência operacional", afirmou.

O Comandante ressaltou, ainda, que a saúde física e mental dos militares desempenha um papel vital na prontidão operacional, exaltando, inclusive, a importância de ações alusivas ao “Setembro Amarelo”. Assim, anunciou investimentos em programas de bem-estar e cuidados de saúde, visando garantir que todos os membros da FAB tenham acesso a serviços médicos de alta qualidade.

No encerramento do evento, o Comandante expressou sua confiança de que as discussões e estratégias delineadas durante o encontro levarão a melhorias significativas na Força Aérea Brasileira, permitindo que ela continue a desempenhar um papel fundamental na defesa do país e na prestação de serviços de qualidade à nação.

Termo de Compromisso Hospital/ OSA Padrão

Como forma de evidenciar a preocupação com a saúde de todos os militares da Força Aérea, as Unidades da Saúde encontram-se sempre em constante evolução e, neste anos, passam por reformas estruturais e técnicas, com o recebimento de novos equipamentos e a ampliação de setores.

Assim, ainda no encerramento do Encontro de Gestores, aconteceu a assinatura do Termo de Compromisso Hospital/ OSA Padrão pelo Comandante da FAB, pelo Comandante do COMGEP e pelo Comandante da DIRSA, que tem como objetivo nortear o processo de melhoria contínua, com ênfase em infraestrutura de processos, de modo a proporcionar a excelência na prestação de serviços de saúde no âmbito do Sistema de Saúde da Aeronáutica.

 

Fotos: Sargento Müller Marin/ CECOMSAER
Vídeo: Sargento Lucas Nunes/ CECOMSAER

 

 
Em cerimônia realizada no dia 07/12, os novos Oficiais receberam a espada, símbolo do oficialato nas Forças Armadas, e prestaram o compromisso perante à Bandeira Nacional.
 
O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) realizou, na quarta-feira (07/12), a solenidade militar de entrega de espadas a 167 Oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB), oriundos do Curso de Formação de Oficiais Especialistas (CFOE 2021) – Turma Aion, e do Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF 2022) – Turma Ebenézer. Os novos Oficiais receberam a espada, símbolo do oficialato nas Forças Armadas, e prestaram o compromisso perante à Bandeira Nacional, num ato que simboliza o juramento de bem cumprir os deveres inerentes à carreira. A cerimônia foi presidida pelo Diretor de Administração do Pessoal da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga, acompanhado do Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar José Henrique Kaipper.

O primeiro colocado da Turma Aion, Tenente Especialista em Comunicações Ricardo de Souza Vieira, e o primeiro colocado da Turma Ebenézer, Tenente Especialista da Aeronáutica Luciano Ferreira Alves, receberam das mãos do Comandante do CIAAR o Prêmio Força Aérea Brasileira. Já o Prêmio de Honra ao Mérito do Ministério da Defesa foi entregue pelo Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior. Os primeiros colocados receberam, ainda, a Espada das mãos do Diretor de Administração do Pessoal da Aeronáutica e do Diretor de Ensino da Aeronáutica.

O primeiro colocado do CFOE 2022 externou o simbolismo do momento. "Sinto-me honrado em fazer parte dessa turma seleta e de ter vivido intensamente cada dia desses dois anos nesse Centro de Instrução. Aqui, homens e mulheres são inspirados a mostrar o seu melhor e agir com excelência, cultuando valores que, hoje, percebo transbordar em cada um de nós. O ciclo se encerrou, e foi com muita alegria que recebi a classificação de primeiro colocado no curso. Tenho certeza que valores como abnegação e comprometimento, juntamente com o apoio incondicional de minha família, foram determinantes para essa conquista", disse o Tenente Ricardo de Souza Vieira.

“O meu sentimento é de missão cumprida e de gratidão. Gratidão à Deus, que guia e ilumina os meus caminhos, e a minha família que é meu porto seguro. Gratidão por fazer parte dessa turma que muito me honra e por ter convivido ao lado desses grandes guerreiros. Gratidão também por essa instituição, o CIAAR, por me ensinar grandes lições e me proporcionar viver momentos especiais que ficarão para sempre guardados em minha memória”, ressaltou o primeiro colocado do EAOF, Tenente Luciano Ferreira Alves.

Em suas palavras, o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior parabenizou os formandos. “Caros Oficiais integrantes dos Esquadrões AION e Ebenézer, desejo que saiam deste Centro de Instrução fortalecidos, física e moralmente, com muita fé na missão e repletos de Disciplina, Amor e Coragem, pois dessa maneira muito contribuirão para uma Força Aérea cada vez mais dinâmica, moderna e profissional, sob o céu deste Brasil. Agora, mais do que nunca, com fé e esperança de grandes sucessos, desejo que todos sigam motivados e firmes nessa nova etapa de suas vidas!”, concluiu.

Fotos: CIAAR

Fonte: CIAAR, por Tenente Lorena
Edição: Agência Força Aérea

Tags: CIAAR,FORMATURA

Turma de 2023 é formada por médicos, dentistas, farmacêuticos, engenheiros, oficiais de apoio e capelães

O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) realizou, na sexta-feira (12/05), em Lagoa Santa (MG), a formatura da Turma Apollus, composta por 103 novos Oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB). Os militares atuarão em diversas Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) por todo o país.

A solenidade foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, acompanhado do Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, e do Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar José Henrique Kaipper. Estiveram presentes, também, Oficiais-Generais do Exército Brasileiro e da Aeronáutica, dentre outras autoridades militares e civis.

 

O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) realizou, na sexta-feira (12/05), em Lagoa Santa (MG), a formatura da Turma Apollus, composta por 103 novos Oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB). Os militares atuarão em diversas Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) por todo o país.

A solenidade foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, acompanhado do Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, e do Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar José Henrique Kaipper. Estiveram presentes, também, Oficiais-Generais do Exército Brasileiro e da Aeronáutica, dentre outras autoridades militares e civis.

 

Aprendizado e superação

Durante o período do curso, os estagiários receberam instruções de diversos tipos, além de um treinamento militar intensivo. Na oportunidade, o Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Reis, parabenizou os formandos e destacou: "De fato e em verdade, esta formatura coroa os dias árduos e as noites intensas, nos quais a Turma Apollus empenhou-se na busca pelo objetivo magno de superar a si mesmo, desafiando seus limites para conquistar seus sonhos e chegar até o fim dessa etapa inicial na jornada da carreira militar ”, disse.

O Comandante do CIAAR, por sua vez, expressou a sua satisfação. “Estamos disponibilizando para a Força Aérea 103 novos oficiais. Com excelência na sua formação, eles vão transmitir, em cada lugar onde eles forem, os valores recebidos pelo CIAAR. É uma satisfação imensa como Comandante receber todos os familiares e oportunizá-los momentos tão emocionantes para eles e para nós", manifestou.

 

Agraciada

A primeira colocada da Turma Apollus, Tenente Engenheira Priscila Camilo da Fonseca Pires, natural do Rio de Janeiro (RJ), ingressou na Força Aérea em 2015 como Aluna da Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR). Após formada, seguiu carreira até a graduação de Segundo Sargento. Emocionada, falou da importância de se tornar oficial da Força Aérea Brasileira.

"Ao longo desses anos servindo na Força Aérea Brasileira, adquiri conhecimentos que me ajudarão muito na minha carreira como Oficial, juntamente a todos os ensinamentos recebidos durante o estágio de adaptação no CIAAR. A disciplina e o espírito de corpo foram de fundamental importância para que eu pudesse vencer os desafios que estavam por vir. Recebi minha classificação como primeira colocada da turma com muita gratidão a Deus e orgulho. Além disso, foi a confirmação de que podemos chegar aonde quisermos com muita dedicação e perseverança", afirmou.

 

Pelo desempenho durante o curso, a nova Oficial foi agraciada com o “Prêmio Força Aérea Brasileira”, entregue pelo Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Júnior, e com o “Prêmio Honra ao Mérito do Ministério da Defesa”, entregue pelo Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Reis.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno, entregou a espada, símbolo do oficialato, e realizou a imposição da Medalha Eduardo Gomes Aplicação e Estudo, destinada a incentivar a aplicação nos estudos e na instrução de Oficiais e Praças do COMAER que venham a se distinguirem nas atividades escolares. A cerimônia foi encerrada com a passagem da Esquadrilha da Fumaça.

 

Para conferir o vídeo da matéria, clique aqui.

Fotos: Sargento Viegas / CECOMSAER

Fonte: Tenentes Lorena e Marize Torres
Edição: Agência Força Aérea

Tags: CIAAR,FORMATURA,CADAR,CAFAR,CAMAR,NOVOS OFICIAIS,PROMOVIDOS,ESTAGIO DE ADAPTACAO AO OFICIALATO

 
 
FAB realiza Cerimônia Militar pelos 40 anos da Mulher Militar
A cerimônia aconteceu nessa sexta-feira (02) em Lagoa Santa (MG)
 

Desde que a Força Aérea Brasileira (FAB) abriu as portas para as primeiras mulheres incorporarem seu efetivo, em 1982, novos capítulos dessa história continuam a ser escritos, dia após dia, com a competência e o empenho necessários para superar os desafios. 

O ingresso da Mulher Militar na FAB ocorreu em virtude da criação do Corpo Feminino da Reserva da Aeronáutica, formado pelo Quadro Feminino de Oficiais (QFO) e pelo Quadro Feminino de Graduados (QFG), este último composto por Sargentos e Cabos. Ao longo do tempo, a competência e o profissionalismo demonstrados por essas pioneiras serviram para consolidar a importância da incorporação das mulheres na FAB. 

Para comemorar os 40 anos da mulher na FAB o Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), localizado em Lagoa Santa (MG), realizou nesta sexta-feira (02/09) uma cerimônia militar, que foi presidida pelo Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, onde foi recebido pelo Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar José Henrique Kaipper, e contou com a presença de Oficiais-Generais do Alto Comando da Aeronáutica, Oficiais-Generais do Exército Brasileiro (EB), autoridades civis e militares.  

Na ocasião o Hino Nacional foi regido pela primeira mulher musicista a ingressar na Força Aérea, a Suboficial Ana Elisa, que falou sobre a importância e a surpresa de estar à frente da Banda de Música como a primeira militar. “É uma emoção muito grande fazer parte desses 40 anos. Foi um acidente ser a primeira mulher da história porque eu passei sozinha no concurso e eu queria ter outras companheiras naquele momento. Junto comigo eu tive grandes companheiros com isso tudo, me sinto honrada neste momento, tive muita força dos meus colegas de trabalho e do meu chefe é uma honra muito grande”, lembra.

Em sua leitura da Ordem do dia, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Baptista Junior falou sobre o momento de celebrar mais uma página da história da instituição, os 40 anos do ingresso da mulher militar na Força Aérea Brasileira; "Nobres mulheres de azul! A história está repleta de registros acerca de seus grandiosos feitos, marcados pela superação, no entanto sabemos que, muito ainda, haverão de conquistar. Saibam que cada vitória individual contribui, substancialmente, para a evolução da NOSSA FAB, a qual se torna, a cada dia, mais coesa e firme em seus propósitos constitucionais”, declarou. “Por fim, gostaria de citar um trecho do poema “O homem e a mulher” do escritor francês Victor Hugo, o qual é capaz de sintetizar o respeito às características diferentes, porém complementares. [...] o homem está colocado onde termina a terra; a mulher, onde começa o céu!’ Parabéns às mulheres da Força Aérea Brasileira, exemplos de Amor, Coragem e Dever!”, finalizou o Oficial-General. 

Na oportunidade foram feitas homenagens às Pioneiras do Corpo  Feminino da Aeronáutica, da Primeira Turma do Quadro Feminino de Oficiais, Turma Demoiselle, a Major Marli Perilo; da Primeira Turma do Quadro Feminino de Graduados, Turma Anésia Pinheiro Machado, a Tenente-Coronel Rita de Cássia Zambom Gagno e a Suboficial Ivanilda da Silva Valente, respectivamente dos Cursos de Formação de Cabos e Sargentos. 

A Suboficial Ivanilda falou sobre a emoção em fazer parte da história da mulher na FAB. "É mais do que um orgulho estar aqui. É a realização de um sonho que passa para as próximas gerações. Certamente daqui muitos anos vão contar que alguém teve coragem de entrar na FAB e que isso produziu um mercado novo para as mulheres, um mercado em expansão", declarou. Já a Tenente-Coronel Rita falou sobre a emoção em vestir a farda a azul. "Esse momento para mim, eu vou falar a vocês com meu coração, é uma emoção porque em 1982 nós estávamos chegando aqui eu tinha só 18 anos então sair de casa para uma vida nova e colocar essa farda azul modificou totalmente a minha vida e eu não me arrependo de absolutamente nada, eu sou muito grata a todas as mulheres que vieram depois que começamos a desbravar caminho", finalizou.

Ainda em homenagem ao Corpo Feminino de Graduados da Força Aérea Brasileira, a Graduado-Master na Graduado-Master na Guarnição de Aeronáutica de Brasília, Suboficial Especialista em Enfermagem Renata da Silva Marinho, foi homenageada por ser a segunda mulher a ocupar o cargo. Na oportunidade a Suboficial falou sobre a importância do momento. “Vejo a importância das mulheres na FAB como um sinal de igualdade, de mostrar que nós também podemos fazer as mesmas atividades, as mesmas ações dos homens, prova disso é militarismo, onde nos alcançamos comando a minha função de Graduado-Master, que sou a segunda, a função de enfermagem que é uma atividade de apoio e que não é tão visível assim. Isso mostra que é um processo isento que realmente é um mérito, não importa se você é homem ou mulher.  Na minha função foi uma oportunidade de conhecer todas as atividades da Força Aérea ”, concluiu.

Finalizando as homenagens com o Corpo Feminino de Oficiais da Força Aérea Brasileiro, o Comandante da Aeronáutica entregou uma lembrança a Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins, representando as mulheres que alçam os mais altos postos de uma instituição. A Brigadeiro falou a importância em ser mulher na FAB “A presença feminina na FAB é um reflexo natural da evolução social. Entrei há 32 anos e fui incluída nas fileiras da FAB, percebo que os valores organizacionais eles facilitaram muito a acolhida da mulher no meio militar, portanto uma vez a gente inserida, incluída todas as oportunidades são iguais. A prova disso sou eu Oficial-General tendo calcado tantos postos. A maior parte da minha trajetória é dedicada saúde operacional e existencial e em 2015 na área gerencial, é fundamental que a mulher se predisponha a também participar do poder militar do nosso Brasil”, finalizou.

Durante a cerimônia, sobrevoo o céu do CIAAR duas aeronaves F-5M da Força Aérea Brasileira.

 

Inauguração do Monumento alusivo aos 40 anos do Ingresso da Mulher na FAB 

Na oportunidade foi restaurado o busto que em 2007 foi inaugurado nas antigas instalações do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica na Pampulha (MG), em celebração aos 25 anos do Ingresso da Mulher Militar, que por sua vez em 2018 devido a mudança do CIAAR para Lagoa Santa o monumento havia sido retirado e posteriormente seria inaugurado nas novas instalações. 

Na data de hoje (02/09) com a comemoração ao 40 anos da Ingresso da Mulher Militar na FAB, o CIAAR inaugura o Monumento utilizando o mesmo Busto Feminino, após restauração realizada pelo Parque de Material Aeronáutico de Lago Santa (PAMA-LS). 

 

Assista aqui o vídeo da cerimonia.

Fotos: Sargento Müller Marin/ CECOMSAER

Vídeo: Sargento Lucas e Sargento Neris / CECOMSAER

Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Wanessa Liz
Edição: Agência Força Aérea

Tags: CIAAR,MULHER MILITAR,40 ANOS DA MULHER MILITAR NA FAB

 
 
Fim do conteúdo da página