Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > CGNA RECEBE PROGRAMA INTEGRAR
Início do conteúdo da página

Integrar: Fazer parte de um grupo. Incluir formando um todo coerente. Incorporar. Adaptar-se a uma comunidade. Fazer sentir-se como um membro antigo ou natural de um conjunto. Unir o todo em harmonia.

Foi dentro desse contexto que o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) recebeu, no dia 19 de dezembro, 39 recém-transferidos em mais uma edição do Programa Integrar, promovida pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio da Seção de Serviço Social (SSS).

 

A atividade, que ocorreu no período de 17 a 20 de dezembro, teve por finalidade proporcionar aos novos componentes a oportunidade de conhecerem as Organizações do âmbito do DECEA, além de facilitar a adaptação desses profissionais as suas novas unidades e ao convívio social.

No roteiro previsto do Programa, os novos membros puderam assistir à palestras motivacionais inerentes às orientações acerca da rotina nos setores, reflexão sobre a ética no trabalho, reconhecimento dos direitos e deveres profissionais, incentivo à manutenção da cultura de prevenção e segurança do trabalho, além de participarem de dinâmicas de grupo, que englobavam questões relativas ao ambiente profissional.

No CGNA, o grupo, acompanhado pela Primeiro-Tenente Assistente Social Simone Pereira Rocha, chefe da SSS do DECEA, foi recebido pelo chefe da Seção de Sistemas Operacionais (SOP), Major Aviador Marcio Rodrigues Ribeiro Gladulich, que deu as boas-vindas aos novos integrantes do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

Em seguida, o Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Ricardo Botelho Machado exibiu o vídeo institucional da unidade, apresentou a estrutura organizacional da OM e explanou acerca das tarefas desempenhadas por cada Divisão.

 

No Salão Operacional, puderam acompanhar in loco todas as ações que envolvem o Gerenciamento de Fluxo do Tráfego Aéreo (ATFM).

“Meu primeiro contato com o CGNA foi quando tive a oportunidade de estagiar no Centro. Com essa experiência, pude ter a dimensão da importância dos trabalhos aqui executados. Hoje, já formado, ratifico toda a satisfação de ter vivenciado as atividades de um Órgão que desempenha um papel tão importante para a sociedade”, disse o Terceiro-Sargento Especialista em Informações Aeronáuticas, Gabriel Oliveira dos Santos.

O Suboficial Especialista em Controle de Tráfego Aéreo, Arnaldo José Passos Fontes, nomeado pelo Alto Comando da Força Aérea como Graduado-Master, representando a Guarnição do Rio de Janeiro, também fez parte da equipe Integrar. O militar destacou o diferencial do Programa para a adaptação e inclusão dos novos colegas de trabalho. “O integrar é de fundamental importância, pois proporciona ao militar e servidor civil recém-chegados um acolhimento junto ao efetivo e desperta o sentimento de pertencimento e satisfação em fazer parte daquele conjunto”, comentou.

Após a passagem pelo CGNA, os militares visitaram as instalações das unidades subordinadas, como o Instituto de Cartografia da Aeronáutica (ICA), o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão (DTCEA-GL) e a Junta de Julgamento da Aeronáutica (JJAER).

A próxima edição do Programa está prevista para abril de 2019.

Texto: 2S SIN Roberta

Fotos: Cv Fábio (ASCOM DECEA)

Fim do conteúdo da página