Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > ALUNOS DA EEAR REALIZAM ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CGNA
Início do conteúdo da página

Finalizando mais uma etapa do Curso de Formação de Sargentos (CFS), alunos da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), das especialidades de Serviço de Informações Aeronáuticas (AIS) e Meteorologia (BMT), concluíram, na última quinta-feira (8/11), Estágio Supervisionado no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA).

A capacitação, que ocorreu no período de 16 de outubro a 08 de novembro, teve como objetivo a inserção dos jovens nas práticas operacionais juntos aos órgãos de controle e gerenciamento de tráfego aéreo. A instrução também proporcionou aos alunos a adaptação social e psicológica no que se refere ao contexto das operações aéreas.

O Estágio contou com a participação de 29 discentes que cumpriram a carga horária de 160 tempos, exigida pelo Ministério da Educação – MEC, para que, ao término do curso, todos estejam habilitados a receber a titulação de Técnico na área escolhida. 

Em visita ao Subdepartamento de Operações (SDOP) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o grupo foi recepcionado pelo chefe da Divisão de Planejamento (DPLN), Coronel Aviador James Souza Short, que deu as boas-vindas e apresentou as atividades desenvolvidas no setor, dentro do contexto da estrutura do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). 

No CGNA, os estagiários receberam instrução acerca da estrutura organizacional da unidade, participaram de briefing alusivo aos procedimentos do período de treinamento no Centro e foram conduzidos às Divisões inerentes a cada área de atuação.

Durante as práticas,  os 19 alunos de AIS assistiram palestra sobre as funcionalidades do SIGMA (Sistema Integrado de Gerenciamento de Movimentos Aéreos), atuaram na Central de Plano de Voo Repetitivo (CPVR), Central de Plano de Voo Apresentado (CPVA) e acompanharam as atividades no salão operacional. Além do CGNA, os alunos também passaram pelo Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), onde puderam visualizar, na prática, toda tramitação da informação aeronáutica digital. Visitaram, ainda, o Centro de Informação Aeronáutica do Rio de Janeiro (CAIS-RJ), localizado no Galeão.

“No CGNA, tive o privilégio de agregar mais conhecimentos inerentes a minha especialidade, além de poder presenciar a importância do trabalho desenvolvido pelos profissionais AIS para garantir a proteção ao voo. Com certeza foi uma experiência de suma importância para nossa formação”, disse Laura Maran Pereira Fonseca da Cruz, aluna da especialidade AIS.

Já os 10 alunos de Meteorologia atuaram como Auxiliares de Previsor Meteorológico, no Salão Operacional do CGNA, acompanhando todos os procedimentos das operações diárias. Os discentes realizaram, ainda, um estágio no Centro Meteorológico Militar (CMM) do Galeão, na Estação Meteorológica de Altitude (EMA), Estação Meteorológica de Superfície (EMS) do Santos Dumont e, por fim, visitaram as instalações do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER).

“O estágio no CGNA, sem dúvida, acrescentou muito na minha formação. Ter a oportunidade de acompanhar as atividades do Centro e colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, foi bastante agregador para a minha carreira”, explanou Carla Eduarda Paulino, aluna da especialidade BMT.

Os serviços de Meteorologia e Informações Aeronáuticas, em conjunto com as demais operações, são de extrema importância para que se tenha fontes confiáveis acerca das previsões e dos informes. As falhas, nesse sentido, podem impactar severamente o planejamento e a execução das ações concernentes ao serviço prestado pelo CGNA, mais especificamente o de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM).

A formatura dos futuros Sargentos Especialistas da Força Aérea Brasileira está prevista para o dia 30 de novembro.

Texto e fotos: 2S QSS SIN Roberta

Fim do conteúdo da página