Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > NOVO COMANDANTE DO CGNA APRESENTA DIRETRIZES AO EFETIVO
Início do conteúdo da página

Na manhã do dia 28 de outubro, no auditório do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), o novo Comandante do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), Coronel Aviador Sidnei Nascimento de Souza, realizou a primeira reunião com o efetivo da organização.

 

O encontro teve como objetivo a compreensão de todos os componentes do CGNA acerca das diretrizes como um conjunto de ordens destinadas a orientar os militares, civis e colaboradores quanto à condução das atividades do Centro.

O novo Comandante do CGNA iniciou a palestra com uma breve apresentação pessoal, na qual explanou ao efetivo toda sua vida pregressa, desde as suas raízes até as realizações atuais. Salientou, ainda, a importância basilar de sua família na construção de seu caráter e formação profissional. 

No que concerne às premissas básicas, para o Coronel Sidnei, valores como: dedicação ao serviço, profissionalismo, cumprimento de horários e regras, lealdade à chefia, espírito de grupo, comprometimento e união são elementos essenciais para a organização alcançar a harmonização e o êxito na missão. 

A relevante integração com o Sistema de Controle do Espaço Aéreo (SISCEAB) e demais elos da Comunidade Aeronáutica, assim como a importância do formalismo militar baseado na hierarquia e disciplina, o amor às tradições, o respeito à ética, a prática das virtudes militares e os preceitos morais, também fizeram parte das orientações.

No tocante às diretrizes, conceitos que compõem a missão do CGNA ganharam destaque e foram reforçados pelo novo Comandante:

- Permitir, a partir das intenções de voo, a harmonização do gerenciamento do fluxo de tráfego aéreo, do espaço aéreo e das demais atividades relacionadas com a navegação aérea;

 - Proporcionar a gestão operacional das ações correntes dos processos de gerenciamento de tráfego aéreo e da infraestrutura relacionada; e 

- Atingir a qualidade dos serviços prestados no âmbito do SISCEAB. 

Também agregaram o rol das perspectivas, as ações de economicidade, sustentabilidade, preservação do patrimônio público, transparência, equidade, igualdade e orgulho de pertencimento ao CGNA. 

Quanto às metas, destacou o alinhamento dos contextos operacional e administrativo do CGNA com os Programas de Atividades do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), para atingir, com qualidade, os objetivos previstos.

Frisou, ainda, a importância do trabalho dos Oficiais da unidade, no que se refere ao assessoramento ao Comando. 

“Os Oficiais do CGNA trabalharão de forma harmônica, integrada e em busca do excelente resultado para o Centro, em qualquer ocasião. Para isso, trabalharemos para termos uma assessoria precisa, oportuna, coerente e participativa voltada para a solução de problemas de maneira rápida e objetiva”, salientou o Comandante. 

Por fim, discorreu acerca do Programa de Valorização do Efetivo (PVE) que terá como base o Programa de Fortalecimento de Valores (PFV) e o Programa de Reestruturação Organizacional (PRO), visando ao reconhecimento individual e coletivo dos integrantes da unidade. 

Para a consultora Estatística, Isabela Gomes, um dos segredos para a boa gestão de uma organização é manter o seu efetivo motivado para o trabalho: “O estímulo à capacitação e à valorização profissional, por meio do PVE, trará, sem dúvida, mais qualidade aos serviços prestados ao CGNA”, afirmou. 

O Coronel Sidnei assumiu o Comando do CGNA no dia 26 de outubro de 2018 e permanecerá no cargo até 2020. 

Texto e fotos: 2S QSS SIN Roberta

Fim do conteúdo da página