Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE GESTÃO DE RECURSOS DE DEFESA (CGERD) VISITAM O CGNA
Início do conteúdo da página

Visando aprimorar os conhecimentos no que se refere à gerência dos recursos humanos no âmbito operacional, estagiários do Curso de Gestão de Recursos de Defesa (CGERD) visitaram as instalações do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA). A passagem da comitiva, coordenada pelo Contra-Almirante Luiz Carlos Rôças Corrêa, ocorreu na tarde da última quarta-feira (13/06). 

Ministrada pela Escola Superior de Guerra (ESG) em parceria com a Federação de Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), a capacitação, que está na 13ª edição, tem como objetivo apresentar os conceitos de defesa no Estado moderno, baseados no Poder Nacional, nas Relações Internacionais, Políticas e na Gestão dos Recursos Públicos.

 

O curso, sediado nas instalações da FIESP - SP, com duração de 8 semanas (08/05 a 28/06), tem como coordenador o Coronel de Comunicações R/1 Luiz Cláudio de Souza Gomes e conta com a participação de cerca de 40 alunos, militares das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) e civis pertencentes ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), Amazônia Azul Tecnologia e Defesa S/A, Banco do Brasil, Central de Transplantes de São Paulo – SP, Helibras, Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Os Coronéis Aviadores Ricardo Luiz Dantas de Brito e Sidnei Nascimento de Souza, Chefe do CGNA e da Divisão de Operações (DO), respectivamente, deram as boas-vindas aos discentes e ministraram palestra acerca da estrutura organizacional do CGNA, atividades desempenhadas pelo Centro e concepção operacional no âmbito do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

A fim de complementar a instrução, a comitiva pôde conhecer todos os setores da DO e, também, acompanhar in loco as ações de gerenciamento de fluxo desenvolvidas no Salão Operacional.

“Nós temos observado nos últimos anos uma melhora acentuada na distribuição de órgãos e no número de transplantes bem-sucedidos do Brasil e isto se deve à participação efetiva do CGNA junto ao Ministério da Saúde. Entender como funciona a coordenação desse trabalho de perto, sem dúvida, é de grande valia”, salientou o Médico Cardiologista da Central de Transplante de São Paulo, Dr. Jarbas Simas.

A equipe também esteve no Itaguaí Construções Navais S/A (ICN), Centro Tecnológico do Exército (CTEx), Instituto de Pesquisa da Marinha (IPqM) e terminará seu ciclo de visitas na Escola Superior de Guerra (ESG). 

Texto e fotos: 2S QSS SIN Roberta

Fim do conteúdo da página