Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > CGNA inaugura o Videowall do Salão Operacional
Início do conteúdo da página

Na manhã do dia 27 de abril, o chefe do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), Coronel Aviador Ricardo Luiz Dantas de Brito, apresentou o novo Videowall do Salão Operacional.

Embora as informações exibidas sejam as mesmas – fluxo de tráfego aéreo em tempo real, quantidades de pousos e decolagens (TATIC Flow), condições meteorológicas nos aeródromos, medidas ATFM aplicadas – a visualização das mesmas melhorou significativamente.

O painel antigo era composto por 24 telas de 50 polegadas, que agora dão lugar a 20 telões de LED de 72 polegadas cada, disposto em um arco côncavo que permite a melhor leitura dos dados pelos operadores que estiveram nas posições mais laterais do Salão.

A coordenação da implantação do Videowall ficou a cargo da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), que contratou a empresa ATC System, responsável pela colocação dos telões, e acompanhou toda a realização do projeto.

Segundo os coordenadores da implantação – engenheiro de telecomunicações Ariosto Ruiz de Carvalho Junior e o técnico Alexandre Santos Coelho – os testes operacionais tiveram início no dia 20 e o período de 24 a 3 de maio será dedicado às operações assistidas. A partir do dia 4 o Videowall entrará oficialmente em operação.

Paulo César Santos, representante da empresa ATC System, ressaltou o incremento tanto da exportação, quanto do gerenciamento de imagens, enquanto que o ganho operacional na parte de Tecnologia da Informação (TI) foi destacado pelo gerente nacional de fluxo de tráfego aéreo do CGNA, 1º Tenente Davi Monteiro de Medeiros, que comentou sobre a rapidez do backup, a robustez do sistema e a interface atualizada.

Em suas palavras oficiais o Coronel Ricardo parabenizou a todos por esta aquisição, lembrando que a instalação dos telões faz parte da terceira fase de implantação do SIGMA (Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos) e que até o final de 2019 serão atualizados os hardwares e o próprio software.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Telma Penteado – jornalista
Fotos: Luiz Eduardo Perez

Fim do conteúdo da página