Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Divisão de Operações do CGNA recebe Alunos da EEAR
Início do conteúdo da página

Visando o aprimoramento profissional e a adaptação junto aos ambientes operacionais, 25 alunos da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), das especialidades de Meteorologia (BMT) e Serviço de Informações Aeronáuticas (AIS), realizaram, no período de 10 de setembro a 01 de novembro o Estágio Supervisionado no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA).

O treinamento, que totalizou 160 horas, ocorreu sob a coordenação da Primeiro-Tenente Especialista em Meteorologia Alessana Carrijo Rosette e, conforme as diretrizes do Ministério da Educação (MEC) no que se refere à titulação de Técnico na área específica, é um requisito para que o curso seja reconhecido como Ensino Profissionalizante.

No Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), os estagiários foram recebidos pelo chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP), Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo de Souza Nascimento, que deu as boas-vindas e explanou sobre a estrutura do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). Logo depois, foram encaminhados para a Divisão de Operações (DO) do CGNA.

 

No CGNA, os alunos foram recepcionados pelo chefe do órgão, Coronel Aviador Ricardo Luiz Dantas de Brito, e conheceram um pouco da estrutura organizacional e das novas práticas operacionais que envolvem a Tomada de Decisão Colaborativa (CDM).

A Central de Plano de Voo Apresentado (CPVA), Central de Plano de Voo Repetitivo (CPRV) e Central AIS do Salão Operacional foram setores nos quais os formandos da especialidade AIS puderam atuar durante todo o período. Já os alunos de Meteorologia, além do estágio como Auxiliares de Previsor Meteorológico, cumpriram parte da prática na Estação Meteorológica de Superfície (EMS) do Santos Dumont, na Estação Meteorológica de Altitude (EMA) e no Centro Meteorológico Militar (CMM) do Galeão.

“O estágio ao final do curso é de suma importância para esses profissionais. É preciso que eles tenham uma visão mais ampla do contexto operacional no qual irão atuar. Cada ação que tomem, como técnicos, no campo da Meteorologia ou das Informações Aeronáuticas, poderá impactar outras áreas vinculadas à aviação”, afirmou a Tenente Rosette.

Os novos Sargentos se formarão no dia 1 de dezembro.

Texto: 2º Ten Esp CTA Eduardo Silva
Fotos: S2 SSG Edvaldo

Fim do conteúdo da página