Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Alunos da Escola Superior de Guerra visitam o CGNA
Início do conteúdo da página

Com a finalidade de agregar conhecimentos no que concerne ao aprimoramento dos recursos humanos no âmbito operacional, alunos do Curso de Gestão de Recursos de Defesa (CGERD) visitaram, no dia 19 de outubro, o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA).

A capacitação, que está na 12ª edição, é ministrada pela Escola Superior de Guerra (ESG) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), com o objetivo de apresentar os conceitos de defesa no Estado moderno, baseados no Poder Nacional, nas Relações Internacionais, Políticas e na Gestão dos Recursos Públicos.

O curso, sediado nas instalações da FIESP - SP, ocorreu no período de 12 de setembro a 01 de novembro, sob a coordenação do Coronel de Comunicações R/1 Luiz Cláudio de Souza Gomes e contou com a participação de 38 alunos, sendo 11 Oficiais superiores das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) e 27 civis pertencentes ao Departamento de Polícia Federal (DPF), Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), Tribunal Regional do Trabalho 2ª Região (TRT 2ª região), Amazônia Azul Tecnologia e Defesa S/A, Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), Soluções Tecnológicas  (IACIT), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e Banco do Brasil.

O Coronel Aviador Ricardo Luiz Dantas de Brito, Chefe do CGNA, deu as boas-vindas ao grupo e ministrou palestra acerca das atividades desempenhadas no órgão e sobre a concepção operacional do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).


Após as instruções, a equipe pôde conhecer todos os setores da Divisão de Operações (DO) e, também, acompanhar as ações desenvolvidas no Salão Operacional.

“Conhecer as instalações do Centro foi muito gratificante e enriquecedor profissionalmente. Depois que conhecemos o trabalho de vocês na prática, percebemos que o transporte aéreo funciona de forma eficaz e segura”, ressaltou o agente administrativo Fábio Pontes Santos, do Tribunal Regional do Trabalho.

Além das atividades realizadas no CGNA, a turma visitou o Centro Tecnológico do Exército (CTEx) e o Instituto de Pesquisa da Marinha (IPqM).

Texto e Fotos: 2S QSS SIN Roberta

Fim do conteúdo da página