Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Alunas do Curso de Psicologia da Aviação visitam o CGNA
Início do conteúdo da página

Visando o aprimoramento profissional e a familiarização com os órgãos do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), na última quinta-feira, dia 13 de julho, alunas do Curso de Psicologia da Aviação (CPAv), visitaram as instalações do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA).

A capacitação, realizada no período de 19 de junho a 14 de julho, foi idealizada e implementada pelo Instituto de Psicologia da Aeronáutica (IPA), com a finalidade de preparar militares e civis psicólogos para atuarem no contexto da Aviação, mais especificamente na área da Segurança de Voo. O curso abordou, além dos conceitos básicos de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos, outros campos do conhecimento, tais como Navegação Aérea, Aeronáutica Básica, Medicina Aeroespacial, Fatores Humanos e Atividades Operacionais.

VISITA 1 2 VISITA 5

A equipe, composta por membros do Primeiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA I), Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB), Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF), Escola de Comando e Estado Maior da Aeronáutica (ECEMAR), Instituto de Psicologia da Aeronáutica (IPA), Centro de Psicologia Aplicada do Exército (CPAEX), Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM) e Grupamento Operacional Aéreo do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (GOA), foi recepcionada pelo Chefe da Divisão de Operações do Centro, Tenente-Coronel Aviador Sidnei Nascimento de Souza, que deu as boas-vindas juntamente com uma exposição acerca do estrutura CGNA e das atividades desenvolvidas no Salão Operacional.

“Poder acompanhar as alunas do CPAv, numa visita ao CGNA, é uma oportunidade ímpar, pois aqui poderão ver de perto, e em tempo real, como é feito o Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo. Elas sairão com outros conceitos sobre os profissionais da área e, consequentemente, compartilharão o tema em suas organizações”, afirmou a Coordenadora do curso, Primeiro-Tenente Psicóloga Ana Paula Lacerda de Oliveira.

VISITA 4

Durante a visita, o grupo ressaltou o grau de responsabilidade na atividade finalística do CGNA e salientou que o Fator Humano é essencial para a manutenção do excelente desempenho do órgão. Segundo as especialistas, faz-se ideal um acompanhamento dos profissionais da Psicologia junto aos Aviadores e Controladores de Tráfego Aéreo, atuantes no Centro, com vistas a mitigar possíveis impactos provenientes das diversas situações de estresse operacional e pessoal que possam surgir.

“A atuação do Psicólogo é de suma importância para os Pilotos e Controladores, desde o processo de seleção, em que são analisados os perfis e as aptidões, até a execução das funções no decorrer da vida profissional. Nós, do CGNA, temos uma imensa satisfação em receber este seleto grupo. Colaborar para o desenvolvimento de pesquisas, que agregam valores e melhoraram a qualidade de trabalho dos nossos operadores, não tem preço”, ratificou o Tenente-Coronel Sidnei.

Esta foi a 2ª edição do curso e, de acordo com seus coordenadores, é possível que futuramente haja outro programa de formação semelhante.

Texto: 2º Ten Esp CTA Eduardo Silva
Fotos: 2S SIN Roberta

Fim do conteúdo da página