Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > CGNA inicia Programa de Instrução e Manutenção Operacional
Início do conteúdo da página

Visando elevar os níveis de consciência situacional e de conhecimento técnico-operacional dos Gerentes Nacionais (GNAC) que concorrem à escala de serviço na posição de Gerência Nacional, o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) iniciou, na última terça-feira (18/04), o Programa de Instrução e Manutenção Operacional (PIMO).

PIMO 1 2 PIMO 2 2

O serviço de GNAC é exercido por Oficiais Superiores e Intermediários do QOAV e QOECTA, e também por Oficiais Intermediários do QOEA CTA, pertencentes ao efetivo do DECEA e das unidades subordinadas. Eles são responsáveis pela supervisão da aplicação de medidas táticas de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo (medidas ATFM táticas) em toda área de responsabilidade do serviço ATFM nacional.

pimo 10

Esse treinamento, no contexto da capacitação continuada e destinado, exclusivamente, aos GNAC, faz parte das diretrizes de Comando do órgão. “O que se espera, de forma doutrinária, é a atualização quanto às normas vigentes e aos procedimentos que orientam as ações a serem tomadas pelos Gerentes durante o serviço no Salão Operacional”, ressalta o Chefe do CGNA, Coronel Aviador Ricardo Luiz Dantas de Brito.

Além das rotinas e ocorrências que envolvem as atividades ATFM do Salão Operacional, são abordados outros temas imprescindíveis que, ministrados de maneira interdisciplinar, formam o seguinte conteúdo programático:

- Estrutura do CGNA;
- Normas (ICA 100-22/NOGEF);
- Sistemas (SIGMA/TATIC FLOW);
- Unidades de Gerenciamento (ASMU/MOSU);
- Seções de Apoio (AIS/PLCO/AGR)

A coordenação do PIMO é feita pela Seção de Instrução e Doutrina, que dividiu o programa em quatro turmas (18/04 a 20/04, 25/04 a 27/04; 02/05 a 04/05; 09/05 a 11/05). O objetivo do Centro é capacitar, até o próximo mês, todos os Oficiais que concorrem à escala operacional de GNAC.

Texto: 2º Ten Esp CTA Eduardo Silva
Fotos: Cap CTA R1 André

Fim do conteúdo da página