Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Palestra do CGNA na 5ª Reunião de Autoridade Aeroportuária de 2016
Início do conteúdo da página

Cel-FL-300x168

 

Ocorreu na última sexta-feira (03/06), nas dependências do Aeroporto Santos Dumont, na cidade do Rio de Janeiro, a 5ª Reunião de Autoridade Aeroportuária de 2016. O Gerente de Operações, Sr. Marco Aurélio Benetti Ribeiro, representando o Superintendente do Aeroporto, Sr. Aparecido Iberê de Oliveira, deu as boas vindas aos participantes do evento e os convidou para prestigiarem a ilustre palestra do Coronel Aviador Guilherme Francisco de Freitas Lopes, membro do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), que relatou minuciosamente acerca das mudanças temporárias, relativas ao espaço aéreo, que estarão em vigor durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

          Dentre os integrantes da reunião, estavam os representantes da Secretaria de Estado de Segurança do Governo do Estado do Rio de Janeiro (SESEG), do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), do Departamento de polícia Federal (DPF), da Escola Naval (EN), da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), das Empresas Aéreas e, também, Gestores da INFRAERO.

          O Coronel Freitas Lopes frisou a imprescindibilidade do entendimento, por conta dos usuários dos serviços de navegação aérea, sobre a necessidade das áreas de exclusão durante o grande evento, alertando que tais porções do espaço aéreo configuram as áreas que estarão sob a responsabilidade do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA). Os procedimentos que envolvem as operações de aeronaves na Área Terminal do Rio de Janeiro (TMA-RJ), assim como o novo sistema de alocação de SLOT, exclusivo para o evento em questão, também foram temas que contemplaram o roteiro da palestra.

          Outro assunto de bastante relevância, exposto pelo Coronel Freitas Lopes, foi a Sala Master de Comando e Controle, a qual estará localizada no CGNA e concentrará todas as informações necessárias para o eficiente gerenciamento das operações. A finalidade operacional e a composição logística da Sala Master, bem como a permanência das Autoridades envolvidas com o evento fizeram parte da pauta.

Texto: 2º Ten QOECTA Eduardo Araujo da Silva
Foto: S2 SSG Samuel Galino

Fim do conteúdo da página