Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Heráldica
Início do conteúdo da página

Escudo português, com o chefe diminuto em blau (azul ultramar), tendo à destra o Gládio Alado em jalne (amarelo), símbolo da Força Aérea Brasileira e a sinistra a sigla da Autarquia "CFIAe" em prata (branco).

Campo em blau (azul cerúleo), simbolizando o zelo, retidão no dever e nobreza. No coração aparece uma figura geométrica sugerindo uma casa estilizada, com a parte superior em blau (azul ultramar) e a parte inferior em alaranjado, filetada em prata (branco). Ladeando a figura central, nos flancos destro e sinistro, aparecem ainda duas figuras idênticas e partidas, nos mesmos metais. Todo conjunto procura representar a atividade fim da Instituição, tal seja, administrar os recursos Federais na qualidade de Agente Financeiro, Promotor e Assessor para aquisição ou construção de casa própria para os servidores do Comando da Aeronáutica.

O contrachefe aparece em sinopla (verde), onde encontra-se, brocante, uma faixa em prata (branco), com a inscrição em latim, em "VIRTUS - LABOR - LAETITIA"” em sable (preto), cujo o significado é "“VIRTUDE - TRABALHO - ALEGRIA”",  traduzindo o lema da Organização.

Contorna o escudo um filete em prata (branco), evidenciando o nível da Chefia da Academia, Oficial-General.

 

Fim do conteúdo da página