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Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA V implanta primeiro curso de MRM no Sul do país
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Tenente-Coronel Reis fala sobre a modernidade na manutenção pelo MRMCerca de 60 pilotos e mecânicos de organizações militares da Força Aérea Brasileira, da Região Sul, participaram nesta quarta-feira (24/09) do primeiro curso de facilitadores de Gerenciamento de Recursos de Manutenção (na sigla inglês MRM - Maintenance Resource Management) realizado em Canoas, no Rio Grande do Sul.

O evento, pioneiro no Brasil, foi promovido pelo Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V).

O MRM adota a mesma metodologia do CRM (Gerenciamento de Recursos de Cabine), porém focado na valorização do homem de manutenção. “O treinamento busca minimizar falhas nos serviços de manutenção pelo aprimoramento e atualização permanente do profissional, incentivando a comunicação, trabalho em equipe, consciência situacional, liderança e planejamento”, afirmou o idealizador do curso e palestrante, Tenente-Coronel Especialista em Avião Jocelyn Santos dos Reis, atualmente no Cenipa.

Com seu jeito simples, franco e direto nas palavras, o Tenente-Coronel Reis mostra uma realidade que precisa evoluir. Aos poucos, ele vai revelando perspectivas de mudanças inovadoras e extremamente necessárias no contexto da prevenção de acidentes aeronáuticos na manutenção. Ele traz a experiência e o argumento de quem conhece o assunto a mais de 30 anos, mas não economiza nas histórias e exemplos de casos reais que viu e ouviu ao longo de sua trajetória.

A estruturação do curso de MRM foi pesquisada nos manuais da Força Aérea Americana (USAF). Tenente-Coronel Reis conta que foram horas de tradução e adaptação do inglês para o português até o nivelamento da linguagem mais adequada na elaboração da apostila do curso. O conteúdo engloba aspectos voltados para a formação de facilitadores que se transformarão em disseminadores do conhecimento nos setores de trabalho (hangares e oficinas), ampliando a rede de informação.

Participantes do curso vieram de várias organizações militares da Região SulA manutenção é responsável pelas ações que mantém a aeronavegabilidade de uma aeronave, seja avião ou helicóptero. As inspeções preservam o material, restituem sua operacionalidade em caso de deterioração e garantem a máxima segurança na operação, estendendo a vida útil do avião, técnica e economicamente. A periodicidade e complexidade dos serviços são baseados nos programas do fabricante da aeronave, do motor e da hélice, que nem sempre são os mesmos.

Inovação e segurança - Na opinião do Comandante da Base Aérea de Canoas, Coronel Aviador Paulo Eduardo do Amaral Navarro, o MRM vai além das organizações do Sul do país e se projeta como uma mudança relevante para o Comando da Aeronáutica. “Esse gerenciamento é inovador para toda a Força Aérea Brasileira e eleva a segurança da atividade aérea pela qualidade do trabalho executado pela manutenção”, destacou o comandante Navarro.

Para o Chefe do SERIPA V, Tenente-Coronel Aviador Carlos Emmanuel de Queiroz Barboza, o MRM vem sendo tratado pelo menos há um ano entre profissionais do órgão regional e Cenipa. Após a realização de uma Vistoria de Segurança de Voo na Base Aérea de Canoas, e com base no Manual do Comando da Aeronáutica (MCA 66-7), houve a necessidade de formar facilitadores de MRM para integrar os mantenedores à nova filosofia de Segurança de Voo na manutenção.

Pilotos e mecânicos ouvem atentos a nova filosofia na manutenção“A Segurança de Voo começa no solo. Para que esse processo tenha eficiência e eficácia devemos primar pela coordenação dos recursos humanos relacionados ao planejamento e execução das inspeções programadas e corretivas das aeronaves e seus sistemas. Além do gerenciamento de recursos humanos e materiais, o MRM leva em conta os princípios de prevenção de acidentes aeronáuticos,” explica Tenente-Coronel Queiroz.

Reconhecimento e valorização - O Mecânico de Voo, suboficial Marcelo Mônaco, na FAB desde 1989, e atualmente servindo no Quinto Esquadrão de Transporte Aéreo (ETA 5), da Base Aérea de Canoas, destacou  a importância do curso para a formação inicial do mecânico e também reconheceu sua validade para quem está há mais tempo na carreira. "O mais importante é o acompanhamento desse programa pelos comandantes e chefes dos setores de manutenção", declarou o Suboficial Mônaco.

Já o Especialista em Manutenção, Milton Cardoso de Lima, do SERIPA V, que é também pesquisador e colaborador de MRM, afirmou que é fundamental o mantenedor entender a sua importância e valorização no sistema para a operacionalidade da atividade aérea. “É possível aumentar o grau de inserção desse profissional junto a sua equipe de trabalho e fazer com que haja um despertar de suas habilidades técnicas aliadas à capacidade de relacionamento interpessoal", declarou Milton.

Oficial de segurança de voo do Esquadrão Hórus, sediado na Base Aérea de Santa Maria, Capitão Aviador Vinícius Marques da Rosa, ressaltou a relação do serviço de manutenção com a segurança na atividade aérea. No papel de facilitador de MRM, ele pretende aplicar o método utilizado pelo CRM para explicar a nova filosofia na sua organização.

O Gerenciamento de Recursos de Manutençao interessa a gerentes de manutenção, inspetores, mecânicos, auxiliares técnicos, responsáveis por suprimentos, bibliotecários e todos aqueles profissionais que trabalham com aeronaves.

Todos os participantes do curso de facilitadores receberam certificados. Eles são representantes das seguintes organizações militares: Bases Aéreas de Canoas, Santa Maria e Florianópolis, com suas Unidades Aéreas sediadas, além do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego  Aéreo (CINDACTA II).
 

 

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