Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > CENIPA participa da 26ª ICASS em Seoul
Início do conteúdo da página

BAETAEntre os dias 18 e 22 de novembro, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) participou da 26ª Conferência da International Confidential Aviation Safety Systems (ICASS), na cidade de Seoul/Coreia do Sul.

O evento teve a finalidade de discutir e compartilhar de informações afetas aos sistemas de reportes voluntários/confidenciais de diversos países. Na conferência de 2019, estiveram presentes as seguintes nações: Brasil, Unidos, Inglaterra, Austrália, Japão, Coreia do Sul, África do Sul, China, Taiwan, bem como um representante da European Union Aviation Safety Agency (EASA).

O CENIPA foi representado pelo Chefe da Seção de Reportes Voluntários, Tenente Coronel Aviador Fábio Baeta Freire, que apresentou informações estatísticas sobre o Relato ao CENIPA para Segurança de Voo (RCSV).

O profissional também reforçou a necessidade de os sistemas de reportes voluntários contribuírem com o processo de gestão do Programa de Segurança Operacional do Estado Brasileiro, mantendo-se as premissas básicas e fundamentais dos relatos que são a voluntariedade e a não punibilidade.

Neste ano, a convite do CENIPA, houve a participação de um representante da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o qual apresentou dados sobre a aviação civil brasileira, bem como as tratativas em relação aos reportes voluntários que são compartilhados com a Agência.

Por fim, ficou acertado que a próxima conferência será realizada aqui, no Brasil, em 2020, sob coordenação do CENIPA, em local e data ainda a serem definidos. Segundo o Tenente Coronel Baeta: “Certamente, será uma grande oportunidade para fortalecimento do tema junto à aviação brasileira.”

Fim do conteúdo da página