Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA III atua em parceria com a Refinaria Presidente Bernardes
Início do conteúdo da página

refinariaaCom a finalidade de ampliar a capacidade de identificação dos fatores contribuintes envolvidos nas ocorrências aeronáuticas, no dia 1º de agosto, foi realizada visita técnica à Refinaria Presidente Bernades (RPBC), na cidade de Cubatão/SP, pela equipe do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III).

Estiveram presentes trabalhando em parceria: o Capitão Aviador Erick, Oficial investigador; o Suboficial BMA RR José Luiz, Elemento Credenciado de Manutenção; os Srs Dalmo e Carlos Bertoncello, Engenheiros do Laboratório de Combustíveis e Lubrificantes do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Na oportunidade, os representantes do SERIPA III e do DCTA apresentaram amostras de gasolina de aviação, retiradas de aeronaves envolvidas em ocorrências, para verificação da real condição do combustível. Em seguida, a equipe de técnicos da Refinaria realizou as análises solicitadas e mostrou os resultados para verificação da existência, ou não, de fator contribuinte para as ocorrências.

A reunião contou ainda com representantes da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), com sede na Petrobras (Rio de Janeiro), e com técnicos da RPBC, responsáveis pela análise da gasolina de aviação. Na ocasião, foram apresentados dados e métodos utilizados no monitoramento do combustível.

A interação de militares do SERIPA III e do DCTA com os profissionais envolvidos na análise de combustível de aviação da Petrobrás foi relevante, pois também possibilitou a realização de outras análises que não poderiam ser realizadas nos laboratórios do DCTA.

Fim do conteúdo da página