Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA VII participa da Jornada de Segurança de Voo da ALA8
Início do conteúdo da página

seripa8aCom o objetivo de promover a divulgação dos dispositivos do Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA) atinentes à investigação de acidentes introduzidos por meio da lei 12.970/2014, no âmbito da aviação civil, e atender à solicitação da ALA8, o Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII) realizou a Jornada de Segurança de Voo. O evento foi realizado pela ALA 8, nos dias 29 e 31 de julho,contando com aproximadamente 140 aeronavegantes da Guarnição da Aeronáutica de Manaus/AM.

Na oportunidade, o Chefe do SERIPA VII, Tenente-Coronel Aviador Elio de Almeida Abreu Junior e a 2º Tenente Psicóloga Maria Clevanilce Rodrigues da Costa ministraram o Estudo de Caso do acidente com a aeronave PT-KON, ocorrido em 7 de abril de 2018, e publicado conforme o Relatório Final A-074/CENIPA/2018.
seripa8bO Tenente-Coronel Almeida, durante a explanação, tratou dos fatores contribuintes da ocorrência sob o aspecto operacional. O profissional promoveu também um trabalho dividido em grupos para identificação dos fatores que contribuíram para a ocorrência, de acordo com o cenário apresentado.

Em seguida, a 2º Tenente Clevanilce abordou as características intrínsecas do piloto envolvido na ocorrência e suas condições do trabalho.  Detalhou as potencialidades e os recursos para o exercício da profissão, além de discorrer sobre o que é preciso compreender referente às necessidades e aos limites advindos da atividade. A finalidade desta apresentação foi mostrar que as variáveis ambientais, materiais, operacionais e temporais, que dizem respeito ao fator humano, podem interferir nas tomadas de decisão e, por conseguinte, acarretar erros de julgamento do piloto.seripa8c

Ao final, o Tenente-Coronel Almeida agradeceu pela participação do SERIPA VII no referido evento e colocou-se à disposição, como Elo SIPAER, às ações desenvolvidas pela Guarnição.

Fim do conteúdo da página