Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA VII promove a segurança de voo no 4º BAvEx
Início do conteúdo da página

seripa72No dia 4 de julho, atendendo o convite do 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BavEx), o Chefe do SERIPA VII, Tenente Coronel Aviador Elio de Almeida Abreu Junior, ministrou palestra sobre questões relacionadas à investigação de acidentes aeronáuticos e estudo de caso de acidente aeronáutico. O evento foi realizado pelo 4º BavEx, no auditório do 2º Grupamento de Engenharia do Exército, contando com aproximadamente 120 aeronavegantes locais.

Com o objetivo de promover a divulgação dos dispositivos do Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA) atinentes à investigação de acidentes introduzidos por meio da lei 12.970/2014 no âmbito da aviação civil, o Tenente-Coronel Almeida tratou da importância do cumprimento dos regulamentos/requisitos de segurança de voo e apresentou em detalhes uma ocorrência com a aeronave C-98 da FAB.

O Tenente-Coronel Almeida reforçou que a investigação SIPAER não trabalha com "causas" de acidentes, mas com fatores contribuintes resultantes do processo de investigação que podem incluir exames, pesquisas, testes e lições aprendidas. Dentre os fatores contribuintes não é usual eleger um fator como o principal, todos os fatores possuem o mesmo grau de influência para a culminância do acidente. seripa71

Durante a apresentação, o Chefe do SERIPA VII propôs exercícios de fixação sobre a atitude positiva dos tripulantes nas operações de voo, sobre o adequado julgamento de pilotagem em relação ao checklist e a reflexão “Será que estou realmente preparado para reagir à uma pane?” Também foram distribuídas revistas que abordavam o tema “segurança de voo” e um panfleto informativo sobre quais os primeiros procedimentos que um cidadão comum deve tomar ao presenciar ou ser informado de uma ocorrência aeronáutica.

Ao final, o Tenente-Coronel Almeida recebeu uma lembrança como forma de agradecimento pela participação no referido evento e colocou-se à disposição, como Elo SIPAER, nas ações desenvolvidas pelo 4º BAvEx.

seripa73

Fim do conteúdo da página