Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > AFA promove curso de SGSO em parceria com a ANAC
Início do conteúdo da página

SGSOafa

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) realizou, na semana de 6 a 10 de maio, pela terceira vez na Academia da Força Aérea (AFA), o Curso Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO).

O curso contou com a participação de militares da ativa e da reserva da Academia da Força Aérea, do Esquadrão de Demonstração Aérea, do DTCEA YS e civis representantes de escolas e aeroclubes da região.

O objetivo do evento foi realizar um intercâmbio de informações com a ANAC, compreendendo as diferenças entre o SIPAER e a segurança operacional no âmbito da aviação civil, e ampliar os conhecimentos do público acerca das ferramentas de prevenção de acidentes existentes na atualidade.

Além das diferenças entre o SIPAER e o SGSO, foram abordados temas como: a definição de perigo e risco; ferramentas para quantificar e mitigar os riscos; abordagens preditiva, proativa e reativa, possibilitando a troca de conhecimento entre os participantes do evento.

A parceria entre a ANAC e a Academia na realização das palestras contribuiu sobremaneira para o engrandecimento da aviação militar com o debate de técnicas e métodos utilizados pelos diversos participantes da aviação.

O referido curso foi ministrado pelo Sr. Flávio José de Almeida, integrante da Gerência de Normas Operacionais e Suporte da ANAC, e contou com a realização de vários exercícios que simularam situações reais, no ambiente da prevenção de acidentes. O intuito das atividades foi enraizar o conteúdo aprendido, reforçando um dos princípios do SIPAER: "Em prevenção de acidentes, não há segredos nem bandeiras".

 

Fim do conteúdo da página