Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA VII realiza 9ª edição do Simpósio de Segurança de Voo da Amazônia
Início do conteúdo da página

Dia 24.11.18 Mesa de Honra IX SimpósioNo dia 24 de novembro, o Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII), realizou o IX Simpósio de Segurança de Voo da Amazônia, no Auditório da PETROBRAS, em Manaus.

Cerca de cem pessoas, entre profissionais, estudantes e entusiastas dos diversos ramos da aviação civil e militar, entre pilotos, mecânicos, comissários, gerentes e proprietários de empresas de táxi aéreo da região, compareceram ao evento que teve por objetivo fortalecer a Filosofia SIPAER junto à comunidade aeronáutica civil da Amazônia Ocidental, por meio de apresentações sobre procedimentos e recomendações ministradas por palestrantes experientes e de reconhecido saber na área da Segurança de Voo, focando a Prevenção como a principal ferramenta de mitigação de ocorrências aeronáuticas.

Dia 24.11.18 Juiz HonoratoO Simpósio de Segurança de Voo de Amazônia contou com a participação de quatro importantes palestras. A primeira foi ministrada pelo Juiz Federal Titular da 1ª Vara da Subseção Judiciária de Marabá, no Pará, Sr. Marcelo Honorato, que apresentou a palestra “Crimes Aeronáuticos”. O Juiz explanou a respeito das condutas culposas, falsidade ideológica nos registros de manutenção, táxi aéreo clandestino, tráfico de drogas mediante o emprego de aeronave, transnacionalidade, condução da aeronave sob o efeito de drogas, contravenção penal e o abuso na prática da aviação.Dia 24.11.18 Prof. Satomi

A Professora da Universidade Federal do Amazonas Satomi Murayama Chaar, Membro do Grupo de Pesquisa em Engenharia de Materiais da UFAM, abordou o tema “A Importância da Verificação da Qualidade no Combustível de Aviação.” A palestrante detalhou as principais características da qualidade avaliadas pelos ensaios com combustíveis para garantia da segurança e qualidade nas operações de aviação, além de uma exposição, na prática, sobre a análise de combustível.

O 1º Tenente CTA Fábio César Silva de Oliveira, Adjunto da Seção de Normas de Tráfego Aéreo do Quarto Centro Integrado de Defesa e Controle do Espaço Aéreo (CINDACTA IV), discursou sobre “O Sistema COSPAS-SARSAT e as Balizas de Emergência”. O militar apresentou a estrutura brasileira do Serviço de Busca e Salvamento (SAR), como se dá a cobertura satelital no país, bem como, abordou detalhes do Sistema INFOSAR (cadastro de balizas).    

Por fim, a 1º Tenente PSO Simone Kelli Cassiano, Chefe da Seção de Psicologia da Assessoria de Fatores Humanos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), trouxe o “Estudo de Caso de Ocorrência Aeronáutica na Perspectiva do Fator Humano.” Esclareceu a finalidade da investigação SIPAER, apresentou um contexto geral das investigações brasileiras das ocorrências de aviação civil entre os anos de 2008 a 2017 e, sob a análise de um estudo de caso, deixou a mensagem para reflexão aos presentes no evento: “Como o contexto aeronáutico vivenciado pode influenciar a decisão do operador?”        

Dia 24.11.18 Ten. Simone

 

Após as apresentações, os palestrantes compartilharam ainda mais o conhecimento respondendo às perguntas realizadas pelo público presente em um painel de debates, mediado pelo coordenador do evento.

A nona edição do Simpósio de Segurança de Voo da Amazônia marca a última ação de prevenção de destaque do SERIPA VII, contabilizando 57 no ano de 2018.

Fim do conteúdo da página