Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > IX Seminário Regional de Prevenção é promovido pelo SERIPA II
Início do conteúdo da página

seripa2aaNo dia 24 de outubro, o Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II) promoveu o IX Seminário Regional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, em Recife/PE.

Com a finalidade de divulgar assuntos ligados à segurança de voo, o evento reuniu mais de 300 profissionais, no Teatro Luiz Mendonça, situado no Parque Dona Lindu.

A solenidade de abertura foi presidida pelo Comandante do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), o Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araújo, que destacou a importância da troca de informações como uma ferramenta para a prevenção de acidentes aeronáuticos.

recifeO primeiro tema abordado no Seminário foi o estudo de caso do acidente envolvendo a aeronave de matrícula PR-SOM. O palestrante, Major Aviador Thiago Alexandre Lírio, investigador do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), reforçou que “um acidente aeronáutico não é causado por um único motivo, mas sim pela junção de vários fatores contribuintes”.

A segunda apresentação foi proferida pelo Sr. Raymundo Nonato de Freitas Júnior, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que discorreu sobre “A Qualidade da Formação do Aeronauta no Mercado Brasileiro”. O palestrante provocou a reflexão sobre a importância dos recursos humanos envolvidos no contexto da aviação.

Na sequência, o Sr. Walter Vieira Chagas Filho, integrante do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), falou sobre "A Importância da Tripulação Comercial na Segurança de Voo”, enfatizando o trabalho em equipe para o sucesso das operações aéreas.

Por fim, o Comandante Antônio Mendes Neto, diretor executivo da AIRJOB Auditores e Consultores Independentes, apresentou o tema “Treinamento Negativo”, reforçando a importância do preparo e da proficiência dos tripulantes na atividade aérea.

Ao término do evento, o Chefe do SERIPA II, Tenente-Coronel Aviador Glaucio Wellington Ocampos da Silva agradeceu a presença de todos os participantes e enfatizou a importância da prevenção de ocorrências aeronáuticas para o progresso da aviação nacional.

Estiveram presentes: pilotos, controladores de voo, instrutores e alunos de escolas de aviação, mecânicos de aeronaves, gestores de empresas aéreas, comissários de bordo e agentes aeroportuários, dentre outros profissionais da atividade aérea.

Fim do conteúdo da página