Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > Em Balsas/MA, SERIPA I promove a prevenção de acidentes
Início do conteúdo da página

balsasNos dias 3 e 4 de outubro de 2018, o Primeiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA I) realizou eventos de segurança de voo junto à comunidade aeronáutica e escolas municipais na cidade de Balsas, no Maranhão, com a finalidade de promover a segurança nas operações aéreas daquela região.

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Balsas, o SERIPA I ministrou palestras nas Escolas Municipais Dr. José Bernadino Pereira e Moisés Coelho e Silva. Foram abordados os seguintes assuntos voltados à segurança de voo: “Pipa”, “Balão”, “Lixo Doméstico/Risco de Fauna”, “Raio Laser” e “Drone”. O evento contou com a participação de aproximadamente 420 alunos das duas escolas, sendo também distribuídas revistas em quadrinhos da “Turma da Mônica” sobalsas1bre os assuntos abordados.

O SERIPA I realizou ainda uma reunião de segurança de voo na localidade com a participação das seguintes empresas: Dino Aviões e New Fly, com a presença de seus colaboradores dos setores de operações e manutenção das empresas. Nessa reunião, foram reforçados temas como: “Prevenção na Manutenção”, “Relatório de Prevenção” e “Navegação no Site do CENIPA”. Houve também a apresentação de duas análises de ocorrências onde puderam ser observados ensinamentos e reflexões no tocante aos fatores contribuintes identificados.

O Seminário de Segurança de Voo realizado no auditório do 4° Batalhão da Polícia Militar do Estado do Maranhão contou com a participação de 65 pessoas entre pilotos, mecânicos, técnicos agrícolas e funcionários das empresas que atuam no setor aeroagrícola. Durante o evento, foram ministradas palestras abordando: “Ocorrências Aeronáuticas em Aeródromo”, “Prevenção na Manutenção” e “Cuidados no Manuseio de Combustível”. Ao final do evento, foram sorteados brindes fornecidos pelo Sindicado dos Aeronautas (SNA).

balsas2

O objetivo das atividades foi elevar a consciência de segurança de voo quanto às peculiaridades da operação de cada segmento, bem como incutir essa mesma consciência nos jovens, visando manter um baixo índice de ocorrências nas atividades aéreas no estado do Maranhão, concorrendo para a conservação dos recursos humanos, materiais e financeiros envolvidos.

Fim do conteúdo da página