Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA IV realiza III Encontro de GSO e Elos SIPAER
Início do conteúdo da página

142 DSC 0155O Quarto Serviço Reginal de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV) promoveu, no dia 17 de julho, o Terceiro Encontro de Gestores de Segurança Operacional e Elos SIPAER. O evento teve o objetivo de atualizar os profissionais da segurança operacional sobre assuntos pertinentes ao SIPAER e debater assuntos de prevenção de acidentes aeronáuticos.

O encontro, realizado no auditório do Centro de Operações da Policia Militar do Estado de São Paulo (COPOM), reuniu mais de 120 profissionais, que atuam como Gestores de Segurança Operacional, instrutores de voo,pilotos, alunos de escolas de aviação, mecânicos de aeronaves, comissários de bordo, agentes aeroportuários, dentre outros.

A cerimônia foi presidida pelo Chefe do SERIPA IV, Tenente-Coronel Aviador Álvaro Escobar Veríssimo, que destacou a importância da troca de informações como ferramenta para a prevenção de acidentes aeronáuticos.

O primeiro tema abordado foi o “Panorama da Aviação Geral”. Durante a palestra, o Chefe da Seção de Investigação do SERIPA IV, Capitão Aviador Leandro Gonçalves Pereira Campos, apresentou o painel SIPAER e as opções de pesquisa disponíveis na ferramenta.


008 DSC 0016Na sequência, foram apresentadas pelo investigador do Seripa IV, Sr. Walter Vieira Chagas Filho, as palestras “Atualização das Normas (MCA 3-6 E NSCA 3-13)” e “Notificações de Ocorrências Aeronáuticas” abordando as mudanças e atualizações nas Normas previstas. O palestrante destacou a importância do conhecimento das atualizações, tanto para o Gestor de Segurança Operacional, quanto para o proprietário da aeronave e para o piloto operador.

A terceira apresentação foi proferida pela Chefe da Subseção de Fatores Humanos, Tenente Psicóloga Lilian Oliveira Gomes, que abordou o tema “Fatores Humanos das Operações Aéreas”, discorrendo sobre acidentes operacionais e a influência de fatores humanos na operação aérea.

Encerrando o encontro, o Especialista em Regulação na Agência Nacional de Aviação Civil, Sr. Oscar Mamoru Miyagi, apresentou a palestra “Gerenciamento da Prevenção de Acidentes Aeronáuticos”, momento em que destacou aspectos da garantia da segurança operacional e do gerenciamento de riscos.

Fim do conteúdo da página