Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > ANAC convida SERIPA V na Semana Safety, em Curitiba/PR
Início do conteúdo da página

Semana SafetyO Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V) participou da 1ª edição da “Semana Safety”, promovida pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), nos dias 22, 23 e 24 de maio, em Curitiba/PR. O evento aconteceu no auditório do Aeroclube do Paraná, localizado no Aeroporto de Bacacheri.

O Chefe do SERIPA V, Tenente-coronel Leonardo Pinheiro de Oliveira desenvolveu o tema “Ocorrências Aeronáuticas na Região”, a fim de apresentar o panorama dos tipos de ocorrências e fatores contribuintes. Foram analisadas duas investigações realizadas pelo SERIPA V, transmitindo a visão do investigador desde o acionamento até o Relatório Final.

O evento, que teve por objetivo agregar diversos assuntos relacionados à promoção da segurança operacional, reuniu o maior número de regulados da região. Na oportunidade, a ANAC buscou fomentar a discussão, abrindo espaço para o recebimento de críticas e sugestões dos usuários, com foco na melhoria dos procedimentos de segurança.

No dia 22 de maio, a programação concentrou os esforços no sentido de disseminar a cultura, os conceitos e as melhores práticas de implementação dos Sistemas de Gerenciamento da Segurança operacional (SGSO), junto aos provedores de serviço de aviação civil.

Participaram da “Semana Safety” gestores e demais profissionais envolvidos com a segurança operacional e que atuam em operadores de aviação geral, táxi aéreo (135), serviços especializados, aviação agrícola e segurança pública. O evento também abriu espaço para a participação de profissionais e alunos de escolas de aviação e aeroclubes.

Nos dias 23 e 24 de maio, as palestras foram direcionadas ao segmento da aviação geral. Os temas, voltados para os operadores tanto da aviação geral quanto de táxi aéreo, tiveram como finalidade esclarecer os principais itens de verificação da Gerência de Operações da Aviação Geral da ANAC, quanto à análise de processos e realizações de inspeções da Agência Reguladora.

“Esses eventos de prevenção são valiosas oportunidades para conscientizar a comunidade aeronáutica com a cultura conservadora de segurança operacional”, segundo o Chefe do SERIPA V.

Além de Curitiba, a “Semana Safety” também ocorrerá nas capitais de São Paulo (junho), Manaus (julho), Goiânia (agosto), Porto Alegre (outubro) e Salvador (novembro).

Fim do conteúdo da página