Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > Esquadrão Pioneiro apoia SERIPA III em ação de investigação
Início do conteúdo da página

seripa3No dia 06 de abril, uma equipe de investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III) se deslocou para Porteirinha – MG a fim de realizar a ação inicial de uma ocorrência aeronáutica.

Tendo em vista a grande distância da localidade e a complexidade logística envolvida no deslocamento da equipe, desde a sede do SERIPA III, na cidade do Rio de Janeiro –RJ, até a localidade da ocorrência, foi solicitado o apoio de uma aeronave da Força Aérea Brasileira. Assim, foi realizada a coordenação entre o SERIPA III, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) para o acionamento do apoio aéreo.

A aeronave designada para realizar a missão foi um C-95M, do Terceiro Esquadrão de Transporte Aéreo (3º ETA), Esquadrão Pioneiro, sediado na ALA 12, no Rio de Janeiro – RJ. Decolando da sede do Esquadrão às 9 horas, a aeronave completou o trajeto até a pista do aeroporto de Janaúba -MG em aproximadamente 02horas e 30 minutos, possibilitando que a equipe de investigadores iniciasse as atividades no sítio de ocorrência ainda no período da manhã daquele dia.

Após os procedimentos no local da ocorrência aeronáutica, coleta de depoimentos, entrevistas e o recolhimento de documentação da aeronave, foram encerrados os trabalhos no local e a equipe de investigação retornou para o Rio de Janeiro no início da noite.

O transporte aéreo realizado pelo Esquadrão Pioneiro e o profissionalismo de seus tripulantes possibilitaram a atuação rápida e eficiente da equipe de investigadores do SERIPA III na realização da Ação Inicial, o que demonstra a importância da sinergia de ações em prol da segurança de voo.

Fim do conteúdo da página