Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > Equipe do SERIPA III participa de treinamento DQBRN
Início do conteúdo da página

foto4 editComo parte do programa de capacitação do pessoal técnico envolvido com a investigação de ocorrências aeronáuticas, foi realizado nos dias 12 e 13 de março, no Instituto de Medicina Aeroespacial (IMAE), o treinamento de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN).

Durante o treinamento, militares do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III), receberam instruções teóricas e práticas sobre Defesa QBRN.

O treinamento teve o objetivo de preparar os investigadores do SERIPA III para as ameaças QBRN que podem ser encontradas nos sítios de ocorrências aeronáuticas; capacitar para o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); e alertar para a correta descontaminação a fim de manter a segurança e a integridade das equipes de investigação.

foto1 editDentre os diversos assuntos abordados durante o treinamento, foram ressaltados os cuidados quanto à possibilidade de contaminação das áreas de investigação de ocorrências aeronáuticas por agentes como gás Sarin, vírus Ebola, Antrax, Botulismo, Varíola, bem como a contaminação por fontes de Raios Alfa, Beta e Gama. Conforme ressaltou a Capitã Médica Mônica, instrutora do IMAE, “as equipes de investigação de ocorrências aeronáuticas devem manter um estado de atenção constante quanto à possibilidade de presença desses agentes nas áreas onde atuarem”, afirmou.  

Com os conhecimentos adquiridos ao longo do treinamento, os militares do SERIPA III passaram a ter melhores condições de atuar na identificação e na defesa dos agentes QBRN, durante as investigações em campo.

Fim do conteúdo da página